Política
Morreu “o incansável” António José André. “La lucha sigue!”
António José André, destacado militante do Bloco de Esquerda em Coimbra, faleceu na sexta-feira, 5 de janeiro, à noite na sua habitação. O “Tozé”, como era conhecido pelos amigos, faleceu vítima de doença do foro respiratório.
Em comunicado enviado a Notícias de Coimbra, a Comissão Coordenadora Distrital de Coimbra do Bloco de Esquerda recorda que “O Tozé – era assim que todos conheciam o António José André – foi um militante incansável de todas as causas com a marca da igualdade e da não discriminação
Natural de Moçambique, o seu compromisso político iniciou-se na luta anticolonial. Já em Portugal, foi ativista do PSR e seu candidato em eleições legislativas. Foi fundador do Bloco de Esquerda, tendo sido responsável pela organização local de Coimbra durante muitos anos. Foi igualmente fundador e ativista do Movimento Cidadãos por Coimbra e membro da sua coordenação. Mais que tudo, foi um permanente “juntador” de gente e de forças para todos os combates com as marcas da emancipação e da solidariedade internacionalista, sem nunca buscar a ribalta ou a notoriedade, recorda o BE
Professor de profissão, foi divulgador de projetos musicais e literários alternativos, organizando eventos como as “Noites Catárticas” ou animando coletivos como o “Por Mão Própria”.
O Tozé era o rosto da militância. Neste momento em que parte, fica-nos a convicção que ele nunca deixou de partilhar: “La lucha sigue!”, conclui o partido.
Na página pessoal do Facebook do antigo deputado bloquista José Manuel Pureza, lembrou que “O Tozé era o rosto da militância. De uma entrega total e sem reservas às melhores causas. Sempre a juntar gente e a juntar forças. Neste momento em que parte, dizemos o que ele sempre nos dizia: la lucha sigue!”.
Related Images:
PUBLICIDADE