Coimbra

Ciranda sai de cena no Mercado Municipal de Coimbra

Notícias de Coimbra | 12 meses atrás em 12-12-2023

Inaugurada no dia 14 de Outubro, no âmbito da 6ª edição de “O mundo do vinho”, a instalação “Ciranda” despede-se do Mercado Municipal, no dia 16 de dezembro, sábado, com uma performance de Inês Moura, pelas 12:00h, autora da obra, juntamente com Luísa Bebiano, Nuno Maia e Henrique Vilão.

Recordamos que a obra “Ciranda” foi desenvolvida num contexto site-specific para uma exposição do Colectivo Pescada Nº5, com a duração de dois dias e que, a convite de “O mundo do vinho”, aquela mesma instalação foi objecto de uma releitura do seu contexto expositivo e conceptual, atento o espaço para o seu acolhimento, o Mercado Municipal D. Pedro V. Fazendo referência a uma relação bastante identitária com a nossa cultura popular portuguesa, a obra faz uma alusão ao pão, que aqui se une ao vinho, elementos que sempre fizeram parte do mesmo universo de sabores. 

PUBLICIDADE

publicidade

A obra ganha novo significado, desvinculando-se do espaço para o qual foi criada inicialmente, para ocupar um dos vãos livres do Mercado Municipal D. Pedro V, no seu primeiro andar, adquirindo novas leituras, como por exemplo o facto de ali ainda nos ser possível tecer uma relação de proximidade com aquelas e aqueles que nos fornecem o alimento. Com a intenção acrescida de despertar os olhares e os sentidos para o Mercado como um espaço de encontro, de troca, de familiaridade, de consciência sobre a proveniência dos produtos.

Ciranda é uma instalação que necessita ser activada através do toque, do manuseio, do abanar das suas cirandas, para que o pó da farinha cumpra a sua função de desenhar o espaço e o chão, se libertem os cheiros dos cereais e se vislumbre a passagem do tempo, nesse pó que lentamente cai como nuvem até ao chão. Depois da sua inauguração, na Finissage teremos de novo a ocasião de assistir à performance concebida para a activação da obra, momento essencial para ser compreendida na sua potência máxima de metáfora de comunhão.

Com este projecto, a Cultura e Risco, promotora de “O mundo do vinho”, procurou sensibilizar a cidade e os decisores locais para o potencial que o espaço do Mercado Municipal pode representar na visibilidade da produção artística, nas suas diferentes linguagens e discursos, em estreita articulação e diálogo com a comunidade residente naquele equipamento, abrindo as portas para o exterior, convocando a arte e a cultura, no propósito de todos incluir e com todos inter-agir. Tornar o Mercado um espaço vivo e dinâmico, também com o contributo da arte e da cultura, é uma real possibilidade.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE