Primeira Página

Universidade de Coimbra renova cooperação com instituições judiciárias do Brasil

Notícias de Coimbra com Lusa | 12 meses atrás em 06-12-2023

 A Universidade de Coimbra (UC) renovou acordos de cooperação com duas instituições judiciárias do Brasil, intensificando relações e cumprindo a responsabilidade histórica de valorizar a língua portuguesa, revelou hoje o vice-reitor para as Relações Externas e Alumni.

De acordo com o vice-reitor para as Relações Externas e Alumni da UC, João Nuno Calvão da Silva, estes acordos são mais um passo no estreitar de relações com instituições preponderantes do sistema judiciário do Brasil.

PUBLICIDADE

“Inserem-se numa política de valorização da língua portuguesa, que é nossa responsabilidade histórica e é também uma mais-valia para o presente e para projetar o futuro da nossa instituição”, acrescentou.

A UC renovou na terça-feira os acordos de cooperação com o Conselho Nacional do Ministério Público do Brasil e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, que preveem o reforço das ações de qualificação.

Preveem ainda a realização de projetos de investigação conjuntos entre o Ministério Público do Brasil, a Academia Sino-Lusófona e a Faculdade de Direito da UC.

Em declarações à agência Lusa, João Nuno Calvão da Silva destacou a importância do acordo com o Ministério Público do Brasil, “que já vem frutificando”, mas também com o Ministério Público de Minas Gerais, “que é o segundo maior do Brasil, logo atrás do de São Paulo”.

“São acordos que vêm um pouco na linha do que temos vindo a fazer cada vez mais com o Brasil, intensificando essa cooperação, com a realização de iniciativas conjuntas, de congressos, de seminários, nas mais diversas áreas. Também está no quadro do que temos desenvolvido com todos os países de língua oficial portuguesa”, realçou.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo o vice-reitor para as Relações Externas e Alumni da UC, a política de valorização da língua portuguesa tem vindo a ter “uma redobrada intensidade” nos últimos anos, permitindo acordos de cooperação com vários países onde é idioma oficial.

Para além do Brasil, a cooperação vem acontecendo com São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Cabo Verde e Timor-Leste.

“Temos tido mais dificuldade, neste momento, com a Guiné-Bissau. Tínhamos alguma expectativa de que a estabilização institucional, política e social desse país permitisse fazermos este trabalho, mas temos fé de que no futuro se concretize”, admitiu.

A Universidade de Coimbra tem cerca de 25 mil estudantes, sendo aproximadamente quatro mil estrangeiros, de 120 nacionalidades. Só do Brasil são provenientes mais de três mil alunos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE