Cidade
Quer um docinho? Coma. Pode ser que apareça na RTP1
A Câmara Municipal de Coimbra organiza a VII Mostra de Doçaria Conventual e Regional de Coimbra, que decorre nos dias 3 e 4 de outubro, juntando, no Quartel da Brigada de Intervenção (antigo Convento de Sant’Anna) 33 expositores oriundos de Coimbra e de outros pontos do país.
Aos participantes portugueses acresce uma participação internacional, da “Expo Conventos”, em representação de dez Casas Monásticas de Espanha.
Com abertura oficial às 14h00 de sábado, o horário prolonga-se, nesse dia, até às 22h00. No domingo, a Mostra reserva-nos a possibilidade de uma visita, entre as 10h00 e as 18h00. O acesso ao evento é gratuito.
O primeiro dia do certame, que contempla um vasto rol de atuações musicais, será objeto de transmissão televisiva, entre as 14h00 e as 20h00, na RTP, através do programa “Aqui Portugal”, apresentado por Sónia Araújo, Jorge Gabriel e Hélder Reis.
No decurso da iniciativa haverá quatro momentos de Provas Comentadas – Dar a provar e a conhecer os doces conventuais e tradicionais. No sábado, às 15h00 e 17h00; no domingo, às 11h00 e 14h00. A iniciativa está a cargo da QUALIFICA/oriGIn Portugal, com a colaboração dos doceiros presentes na mostra.
Na sequência do ciclo “Sabores da Escrita”, a Mostra de Doçaria Conventual e Regional de Coimbra contemplará duas sessões de Pastry & Cooking Show – Pão, doces e outras referências históricas.
No sábado cabe ao chef Ricardo Santos dinamizar o “showcooking”; no domingo, é a vez do chef David Gomes, ambas, conjuntamente com alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. As duas sessões decorrem às 16h00.
A programação do certame destaca, no dia 3 de outubro, a entrega de prémios da primeira edição do “Concurso de Doçaria Conventual e Tradicional da VII Mostra de Doçaria Conventual e Regional de Coimbra”, a partir das 18h00.
No segundo dia, às 15h30, realiza-se uma atuação da Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra. O grupo de Dança Jazz do Centro Norton de Matos anima o espaço, a partir das 16h30, seguido de um espetáculo, às 17h00, pela Fanfarra da Brigada de Intervenção.
O artesanato tem, também, lugar na iniciativa. Além da Tecelagem de Almalaguês (representada pela Associação Para a Preservação das Tradições Locais “Herança do Passado”) marcam presença os Registos de Santos, pelas mãos da artesã conimbricense Maria José Leal. O certame conta com a participação especial da “Colares Editora”.
Related Images:
PUBLICIDADE