Portugal

Programa ibero-americano Ibercena apoia 16 projetos artísticos portugueses

Notícias de Coimbra com Lusa | 10 meses atrás em 29-11-2023

Imagem: Reprodução Facebook @DGArtes

O programa ibero-americano Ibercena vai apoiar 16 projetos artísticos portugueses, com uma verba total de cerca de 120 mil euros, anunciou hoje a Direção-Geral das Artes (DGArtes).

PUBLICIDADE

Dos 16 projetos portugueses selecionados, quatro serão apoiados na linha de Criação em Residência, três na de Coprodrução em Artes Performativas e nove na de Programação de Festivais e Espaços de Artes Performativas, de acordo com a DGArtes, num comunicado hoje divulgado no seu ‘site’ oficial.

“Estes apoios distribuem-se pelo Norte, com seis projetos, num valor global de 37.520 euros; no Centro, seis projetos num valor de 51.500 euros ; na Área Metropolitana de Lisboa com dois projetos apoiados no valor de 12.000 euros, e ainda um projeto no Alentejo com o valor de 7,513,52 euros e um nos Açores no valor de 13.000 euros”, lê-se no comunicado.

PUBLICIDADE

De acordo com informação disponível no site oficial do Ibercena, entre os projetos portugueses apoiados constam “A costela de Lilith”, da Associação de Artes Circenses dos Açores, “História de um Coco”, da companhia João Garcia Miguel, o 47.º FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica e a Feira Ibérica de Teatro do Fundão, da Associação Cultural ESTE – Estação Teatral da Beira Interior.

No total, nas linhas de apoio 2023-2024 para Criação em Residência, Coprodução e Programação do programa Ibercena serão apoiados 136 projetos, num montante global de cerca de 1,1 milhões de euros, para atividades a realizar em 2024.

PUBLICIDADE

O programa Ibercena é um fundo de apoio às artes cénicas que integra 17 países: Portugal, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Cuba.

Em Portugal, o Ibercena é operacionalizado pela DGArtes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE