Coimbra
50 salgueiros plantados na Avenida Marginal em Coimbra
A União das Freguesias de Coimbra (UFC) celebrou esta quinta-feira, 23 de novembro, o Dia da Floresta Autóctone com a plantação de 50 salgueiros ao longo da Avenida Marginal. O objetivo da ação simbólica foi homenagear a biodiversidade local mas também fortalecer a relação da cidade com a natureza.
O local escolhido para esta iniciativa foi a zona fronteira à Mata Nacional do Choupal, onde recentemente têm sido implementadas melhorias. A localização estratégica, na Avenida Marginal, foi motivada pelas características próprias dos salgueiros, árvores que requerem uma quantidade substancial de água e preferem áreas próximas de cursos de água.
PUBLICIDADE
Por outro lado, esta área tem sido cada vez mais frequentada pelos habitantes da cidade. O ato de plantar estes 50 salgueiros representa não apenas um gesto em honra do Dia da Floresta Autóctone, mas também se insere numa estratégia mais ampla de rearborização do concelho, tanto em contextos urbanos quanto periurbanos.
Durante o dia de quinta-feira, foram plantadas em todo o concelho 250 árvores autóctones num esforço conjunto para fortalecer os espaços verdes e a qualidade ambiental da região e antecedeu a apresentação, ao final do dia, do plano que prevê a plantação de mais de 2500 árvores só em 2024 e 2025 em todo o concelho.
Refira-se que o Dia da Floresta Autóctone é uma data que visa celebrar a importância das espécies autóctones e dos ecossistemas naturais, destacando o valor das árvores nativas na preservação da biodiversidade, na regulação climática e na melhoria da qualidade do ar nas áreas urbanas.
Este ato simbólico não só marca uma homenagem à natureza e às árvores autóctones, mas também realça o compromisso da UFC e do Município de Coimbra em promover a consciência ambiental e a integração harmoniosa da natureza na vida urbana.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE