Saúde

Costuma enjoar quando anda de carro? Ficam algumas dicas para parar com as náuseas

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 ano atrás em 04-12-2023

Movimentos bruscos, aceleração, travagem, curvas e contracurvas são momentos numa condução que podem gerar mal-estar nas pessoas mais sensíveis.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Quanto mais sinuoso for o percurso maior é a probabilidade de enjoar ao andar de carro. Os sintomas podem ser distintos: náuseas, vómitos, suores frios, vertigens, perda de equilíbrio, tonturas, dores de cabeça e fadiga, refere o NCultura.

Cinetose é o nome específico do distúrbio vulgarmente conhecido por enjoo do movimento. Aplica-se às náuseas geradas pelo movimento de qualquer tipo de transporte. No entanto, ao andar de carro são os mais comuns. 

“O conjunto de órgãos do ouvido interno são responsáveis pelo equilíbrio, havendo uma ligação. Enquanto o corpo está parado, o carro encontra-se em movimento. São assim enviadas pela visão e nervos periféricos e não existe capacidade de as descodificar. O enjoo acontece, porque o sistema vestibular não consegue interpretar corretamente as informações que recebe”, explica.

A informação contraditória origina no cérebro uma confusão que está na origem do desenvolvimento dos vários sintomas. O condutor não costuma enjoar, porque tem que se concentrar na tarefa de conduzir. Como se tem o foco na condução, o cérebro do condutor dificilmente despoleta os sintomas associados à cinetose, pode ler-se.

É comum nas grávidas, mas não só. As pessoas que tendem a sofrer de enxaquecas regulares ou que sofrem de vertigens também tendem a ter os sintomas deste distúrbio. Uma pessoa que sofra de ansiedade, também é mais suscetível. Além disso, há ainda a referir que as crianças entre os 2 e os 12 anos também têm tendência para apresentar os sintomas, descreve.

Para tal, deve adotar-se uma condução defensiva para que se possa ter uma viagem tranquila e suave. Procurar manter velocidades constantes e tornar o percurso o menos sinuoso possível ajudará.

Uma outra estratégia é fixar o olhar em determinados pontos no horizonte de visão, num espaço exterior ao carro. O lugar do “pendura” é melhor opção do que os bancos traseiros, porque é mais fácil focar um determinado ponto no exterior. Além disso, sentirá menos as oscilações do veículo.

Existem comportamentos que deve evitar, como ler, escrever ou usar o telemóvel durante a viagem. Não faça refeições pesadas antes de iniciar viagem, nem coma com o carro em movimento. Não fume dentro do carro, nem beba bebidas alcoólicas. Apenas deve beber água durante a viagem, afirma.

Caso a viagem seja longa, será importante fazer algumas pausas ao longo do percurso.

Pode ser necessário recorrer a comprimidos específicos para prevenir enjoos, para tratar os sintomas diretamente. Uma opção mais natural é usar comprimidos de gengibre. Usar adesivos específicos pode ser outra opção, mas deve sempre consultar um médico.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE