Coimbra
INOVA investe na remodelação do abastecimento de água a Ançã
A INOVA-EM está a investir na remodelação e requalificação do sistema de abastecimento de água à freguesia de Ançã, obra que será iniciada ainda este mês e que deverá ascender a cerca de um milhão de euros.
O objetivo é eliminar de vez a possibilidade de ocorrência de ruturas no sistema, o que se tem verificado com alguma frequência e que, além de afetar a qualidade do serviço, já obrigou até à realização de reparações em várias habitações afetadas por danos consideráveis na sua estrutura.
PUBLICIDADE
Estas situações devem-se, em grande medida, ao envelhecimento da rede de abastecimento domiciliário de água a Ançã, uma vez que a sua instalação remonta ao início da década de 80, circunstância que, aliada à deficiente qualidade das tubagens instaladas nessa altura, tem acentuado, sobretudo nos últimos 10 anos, o estado deficiente das condutas e tem ocasionado constrangimentos de diversa ordem, alguns deles bem difíceis de resolver.
Daí que a INOVA-EM tenha decidido avançar com uma intervenção de fundo no sentido de solucionar em definitivo os problemas em todo o sistema de abastecimento de água à freguesia de Ançã, tendo para isso elaborado um projeto que contempla não só a substituição de grande parte das tubagens por outras mais resistentes, numa extensão de cerca de 20 Km, bem como a remodelação da adução de água ao reservatório existente, que será também alvo de beneficiação. Além disso, a obra envolve também o reposicionamento dos contadores no exterior das habitações, por forma a facilitar a leitura dos consumos.
Apesar de se tratar de uma intervenção de expressão significativa, o fornecimento de água a Ançã não será afetado, uma vez que a INOVA-EM acautelou essa situação através de tubagens provisórias colocadas ao longo das bermas da via pública até que a rede fique em pleno funcionamento.
Por outro lado, tendo em conta que uma obra desta natureza acarreta sempre algum transtorno para a população ou para quem tem que circular nas sonas sujeitas a intervenção, a empresa municipal procurou conjugar os meios no sentido de minimizar os impactos negativos daí decorrentes, tendo também já manifestado à Junta de Freguesia a sua disponibilidade para cooperar no sentido de serem ultrapassados eventuais constrangimentos durante o processo.
Related Images:
PUBLICIDADE