Opinião

Sim, mudar é possível

RICARDO CASTANHEIRA | 11 anos atrás em 26-06-2013

ricardo castanheira

RICARDO CASTANHEIRA

PUBLICIDADE

publicidade

O Brasil está a viver um momento histórico. Se as dúvidas são muitas sobre as motivações, os atores e as consequências de todos estes movimentos sociais, uma certeza, porém, une todos os observadores: nada será como dantes e o país vai passar por uma reforma profunda, seja ela qual for.

Em poucos dias, a energia das ruas obrigou os mesmos do costume – que habitam empedernidos os corredores do poder em Brasilia – a subitamente alterar a agenda legislativa. Temas que estavam há anos nas gavetas viram rapidamente a luz do dia. Combate à corrupção, investimentos significativos na Educação e na Saúde públicas, revisão de regras fiscais e até mudanças no sistema político foram parar ordem do dia.

Afinal de contas porque levaram tanto tempo a virar prioridades politicas? Faltava vontade aos suspeitos do costume.

Os mercados – essa entidade abstrata que comanda as nossas vidas  (que o digam europeus e americanos) – também reagiram de imediato: o dólar e o euro dispararam e o real desvalorizou-se; a bolsa caiu e os fantasmas do passado sobre um certo isolamento financeiro internacional do Brasil voltaram a pairar. Afinal, os mercados existem mesmo!..

Enfim, Dilma anda perdida e reage sempre depois dos acontecimentos. O povo entendeu que tem mesmo o poder de mudar à distäncia de uma passeata organizada pelas redes sociais. E a oposição mais perdida que o governo não sabe como aproveitar a espontaneidade social.

PUBLICIDADE

publicidade

No meio deste turbilhão de acontecimentos, ideias e protagonismos lembrei-me de Coimbra. Sempre ela, como se de uma inevitabilidade se tratasse!

É que nessa cidade, com as devidas diferenças, pode acontecer algo semelhante ao que se está a passar no Brasil. Uma mudança de paradigma. O surgimento de novos protagonistas. Uma reforma política e social. De forma pacífica e consciente um movimento de cidadãos livres e independentes organizou-se para gerir os destinos da cidade à luz de ideias novas e de ambições modernas. Quantos mais faltarão para confirmarem que, sim, mudar é possível?

RICARDO CASTANHEIRA

Jurista – Sócio da CAPA – Sociedade de Advogados

Diretor de Assuntos Corporativos Microsoft Brasil

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE