Coimbra
Tropas anglo-lusas atravessam o vale do Mondego
No âmbito das Comemorações dos 205 anos da Batalha do Bussaco e, inserido no Projeto “Caminhos da Batalha do Bussaco”, decorreu em 11 de setembro, em Penacova, o passeio noturno encenado, sob a égide “As tropas anglo-lusas atravessam o vale do Mondego”.
Um percurso onde se pisou história, percorrendo-se alguns dos caminhos das tropas na tomada de posição para a Serra do Bussaco, local que viria a ser palco da mais importante Batalha da 3ª Invasão Francesa.
O momento alto deste passeio foi a travessia do rio Mondego, uma experiência marcante para todos os presentes. Há 205 anos, foi assim que a grande maioria das tropas anglo-lusas, comandadas pelo General Arthur Wellesley, mais tarde Duque de Wellington, atravessaram o rio, rumo à Serra do Bussaco.
Na travessia foi projetada uma gravura de Thomas Staunton St. Clair, major que acompanhava uma das divisões das tropas, que aliada aos efeitos de luzes, som e tochas, reproduziu uma agradável surpresa e experiência a todos os presentes.
O passeio que contou com várias atuações cénicas ao longo do seu percurso até à chegada ao Mont’alto, voltará a realizar-se na próxima sexta-feira dia 18 de setembro, estando as inscrições a decorrer a bom ritmo para este dia.
Related Images:
PUBLICIDADE