Coimbra

Eiras e São Paulo de Frades oferece armadilhas para as vespas asiáticas

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 09-11-2023

A União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades (UFESPF) está empenhada em proteger a sua população e o meio ambiente. Em parceria com o Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 1199 – Santa Apolónia (CNE), a UFESPF celebrou um protocolo de colocação de mais de 500 armadilhas para vespas velutinas.

Segundo Luís Correia o objetivo claro: “combater a invasão das vespas asiáticas em toda a área da freguesia e, assim, contribuir para a proteção do meio ambiente e da qualidade de vida de quem vive e trabalha na região”.

PUBLICIDADE

publicidade

O presidente da União UFESPF realça que as armadilhas feitas pelos elementos dos escuteiros de Santa Apolónia irão ser instaladas “em vários locais públicos, mas também são disponibilizadas gratuitamente a toda a população”.

São mais de 500 armadilhas, esclarece o autarca, adiantando que “as despesas  em materiais para a construção das armadilhas são asseguradas” pela UFESPF.

Estas armadilhas, dotadas de uma solução atrativa com feromona sexual, são projetadas para capturar especificamente as vespas reprodutoras, preservando outros insetos e reduzindo ao mínimo o risco para a comunidade.

“O aditivo é composto por dois litros de água, um quilo de açúcar e fermento”, explicou, ao Notícias de Coimbra, António Roque do agrupamento de escuteiros.

PUBLICIDADE

publicidade

“Esta iniciativa representa um passo significativo na proteção do meio ambiente local e na mitigação dos perigos associados à presença de ninhos de vespas asiáticas” frisa Luís Correia.

Assim, quem desejar obter uma destas armadilhas sem custos, basta entrar em contato com os serviços da União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, que estará disponível para atender às suas necessidades, lê-se numa nota enviada à comunicação social.

A vespa asiática começou por se fixar, em 2011, na zona norte de Portugal, mas atualmente já existe registo da sua presença por todo o país. Esta espécie invasora representa uma ameaça crescente tanto para as abelhas, como para os humanos.

Até Junho de 2023, foram identificados mais de 91 mil ninhos de vespa-asiática e destruídos mais de 88 mil. Só no ano de 2022, foram observados e destruídos mais de 17 mil ninhos desta vespa invasora por todo o país.

Veja a fotogaleria:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE