Coimbra

Mercado de Natal: “União das Freguesias não se encontra disponível para participar em competições”

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 09-11-2023

A União das Freguesias de Coimbra (UFC) confirmou esta manhã a não realização do Mercado de Natal durante o mês de dezembro. Na nota enviada à comunicação social, a autarquia revelou que “não se encontra disponível para participar em competições”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

A junta liderada por João Francisco Campos recorda que o Mercado de Natal foi criado em 2018 em colaboração com a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais “na Praça Heróis do Ultramar”. “Em 2022, após uma passagem pelo Vale das Flores, o Mercado de Natal de Coimbra foi transferido para a Praça do Comércio, atendendo ao pedido da Câmara Municipal de Coimbra”, referem.

O objetivo, de acordo com esta autarquia, era “revitalizar a Baixa da cidade e inscreveu-se num programa mais amplo de celebração do Natal”. E explicam porquê: “o pedido foi prontamente acolhido pela UFC, fundamentando-se em duas razões primordiais. Em primeiro lugar, a Baixa da cidade carece de revitalização, e tal início de concretização é já felizmente visível. Em segundo lugar, a cooperação de múltiplas entidades, alinhadas num mesmo propósito, apresenta-se como uma mais-valia para fazer mais, melhor e com menos encargos”.

Quando se preparavam para “um crescimento sustentado e qualitativo” do evento, a UFC deparou-se com uma uma decisão, por parte da autarquia, de “promover diversas atividades natalícias em simultâneo”, as quais “competem entre si”. “A UFC não se encontra disponível para participar em competições, não foi esse o espírito que nos levou a realizar o Mercado de Natal de Coimbra”, frisam.

A junta pretende mesmo saber, no caso da Baixa, o que está previsto de animação de Natal, para além do “acender de luzes” na noite de sexta-feira, 10 de novembro. Como tal, “e sabendo da aposta no Parque Verde como grande polo atrativo de Natal, onde a CMC irá realizar, com uma entidade privada, um Mercadinho de Natal, tendo para esse efeito, sido convidados vários participantes do Mercado de Natal de 2022, não nos resta mais nenhuma opção que não seja o cancelamento do Mercado de Natal de Coimbra na Praça do Comércio”.

A União das Freguesias de Coimbra mostra-se disponível para retomar o Mercado de Natal em 2024 “numa colaboração conjunta com a Câmara Municipal de Coimbra, desde que se reconheça a relevância deste evento e se evitem sobreposições e a criação de uma multiplicidade de eventos que não acrescentam valor a uma cidade que aspira a uma visão mais abrangente e à minimização de divisões locais”.

O Notícias de Coimbra já solicitou um comentário por parte do Município de Coimbra, como entidade co-organizadora do Mercado de Natal, relativamente a esta decisão.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE