Coimbra
PS denuncia “gritante falta de higiene política” do executivo de José Manuel Silva”
No dia 1 de novembro, Notícias de Coimbra revelou que a maior parte dos edifícios da Câmara Municipal de Coimbra, nomeadamente os Paços do Concelho, não estão a ser limpos.
Os trabalhadores ouvidos por Notícias de Coimbra disseram que foram impedidos pela Polícia Municipal de entrar nos vários espaços da autarquia porque “o contrato celebrado com a empresa JLSM terminou no dia 31 de outubro e ainda não foi feito novo contrato”.
PUBLICIDADE
Hoje, em comunicado, o PS reage ao que está a acontecer e a declarações do edil e fala que !a gritante fala de higiene politica do executivo municipal da coligação Juntos Somos Coimbra, reflete-se na inadmissível falta de limpeza nas instalações municipais”.
O Partido Socialista “insurge-se com a mais recente trapalhada criada pela Câmara Municipal que resultou – na preocupante situação – de falta de limpeza e higienização nas instalações da responsabilidade da autarquia, tais como: escolas, equipamentos desportivos e restantes edifícios”.
“Este problema espelha o deslumbramento e a simultânea incompetência do Executivo Municipal da coligação Juntos Somos Coimbra”, afiança o PS.
O Presidente da Concelhia de Coimbra, Ricardo Lino, defende que ao executivo municipal de Coimbra não basta “acompanhar a situação” e lançar “concursos urgentes”, perante um problema criado pelos próprios responsáveis.
“O Sr. Presidente José Manuel Silva não pode desculpar-se com “vicissitudes burocráticas”, tem de assumir as suas responsabilidades e resolver com urgência este galopante problema de saúde pública”, Frisa o também deputado do PS.
“O Partido Socialista de Coimbra afirma que está atento à situação laboral dos 124 trabalhadores que ontem (dia 2 de novembro) foram, surpreendentemente, impedidos de prestar os serviços de limpeza, a quem demonstramos apoio e a nossa total solidariedade na sua justa reivindicação laboral.”
O PS avança “que os trabalhadores de limpeza em causa estão salvaguardados pelo Contrato Coletivo de Trabalho (CTT) em vigor, já que este obriga a empresa que vencer o novo concurso público a contratar e manter os colaboradores em funções. Caso não existam empresas a concurso, terá de ser a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) a assegurar os postos de trabalho e funções. Apelamos à CMC celeridade na resolução deste problema, que coloca em causa a saúde de quem frequenta diariamente os espaços, desde trabalhadores municipais a centenas de utentes que se encontram sujeitos a problemas de saúde pública, despoletados por falta de higiene e segurança sanitária nas escolas, piscinas, pavilhões, biblioteca, arquivos, armazéns, bombeiros, polícia, cemitério, museus e demais edifícios municipais. Exortamos também o Sr. Presidente a ter uma atitude de maior responsabilidade social para a situação laboral dos trabalhadores em causa.”
“Estamos perante mais uma trapalhada municipal e é cada vez mais visível a impreparação deste Executivo Municipal da coligação “Juntos Somos Coimbra”. Coimbra merece melhor!, conclui o PS.
Na tarde de quinta-feira, José Manuel Silva “desculpou-se” com “vicissitudes burocráticas, resultantes da complexidade destes procedimentos, com o lançamento do concurso base, que era o concurso que proporcionaria um contrato mais duradouro, de dois anos, e por isso houve a necessidade de recorrer ao concurso público urgente para dar continuidade ao serviço. É uma questão de desenvolvimento dos procedimentos nos serviços que levaram a que, efetivamente, acontecesse este atraso e a que houvesse este hiato”.
Em causa está a (falta) limpeza dos Paços do Concelho, Casa Aninhas, Antigas instalações da PSP, Pátio de Inquisição, Mercado D. Pedro V, Arquivo Municipal, Habitação, Edifício Chiado, Casa das Canetas, Torre de Anto, Casa da Escrita, Polícia Municipal, Turismo, Cemitério da Conchada, Casa Municipal da Cultura, Casa Municipal da Proteção Civil, Casa Museu Miguel Torga, dois espaços no Bairro da Rosa, Campos do Bolão, Armazém da Pedrulha, Complexos de Piscinas, Estádio Sérgio Conceição, Estádio Cidade de Coimbra, Aeródromo Bissaya Barreto, Pavilhão Centro de Portugal, Algar, Canil e Gatil Municipal, Arquivo, Espaço Ler ao Cubo, Parque de Nómadas, Centro de Arte Contemporânea, Edifício da Inquisição e estabelecimentos de ensino.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE