Coimbra
“A comer é que a gente se entende!” une Região de Coimbra
A apresentação do projeto “A comer é que a gente se entende!” decorreu, esta terça-feira, 31 de outubro, na Escola de Hotelaria eTurismo de Coimbra.
Trata-se de um projeto de parceria liderado pela CoimbraMaisFuturo, em articulação com as associações ADELO, ADIBER, ADICES, DUECEIRA, Pinhais do Zêzere, Terras de Sicó e com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM), cuja atuação se centra nos 19 municípios.
PUBLICIDADE
A comer é que a gente se entende! é “um de 22 projetos regionais que integram o Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES), que tendo como temas centrais a valorização e a salvaguarda da dieta mediterrânica e o combate ao desperdício alimentar, pretende “dar um importante contributo para a mitigação dos problemas associados à alimentação”, refere o presidente da direção da CoimbraMaisFuturo.
Nelson Lopes adianta que os objetivos da iniciativa são” ambiciosos, cada um deles um desafio em si próprio, com um potencial de atuação junto de vários públicos alvo e cuja intervenção exige um conhecimento aprofundado da temática e do território, bem como um forte envolvimento da comunidade”.
Para a vice-presidente da CIM é o “início de uma jornada emocionante, que representa um passo fundamental para promover práticas alimentares saudáveis, baseada em três eixos fundamentais que visam o nosso bem-estar: o combate ao desperdício e a promoção da Dieta Mediterrânica e o estímulo à alimentação sustentável. Com determinação e cooperação”.
Helena Teodósio lembrou, ainda, que o projeto “encontra-se alinhado com a Estratégia Alimentar da Região de Coimbra 2022-2030, criada no âmbito do projeto ‘Food Corridors’, do programa Urbact, e que reflete a preocupação crescente da nossa região com a alimentação, com a gastronomia, com os produtores locais e com as cadeias curtas de produção”.
O vereador da Câmara de Coimbra, Miguel Fonseca, ao intervir no encerramento da sessão, sublinhou que “o incentivo aos produtores locais, juntamente com a promoção de produtos regionais impulsiona a economia local e cria oportunidades para empreendedores e pequenas empresas na região, fortalecendo assim o tecido económico e social de Coimbra”. Para o autarca “este projeto é um catalisador de desenvolvimento, enquanto salvaguarda das tradições tão ricas que tornam a região verdadeiramente única”.
“A comer é que a gente se entende!” é apoiado através da Rede Rural Nacional, financiado pelo Programa Nacional de Desenvolvimento Rural PEPAC no Continente, do Portugal 2020, através do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER).
As iniciativas deste projeto pretendem valorizar os produtores locais, promover os produtos regionais e aumentar a literacia alimentar sobre os temas centrais do projeto, disponibilizando informação e apoio técnico a atores locais e, através da criação de sinergias com os vários agentes locais, dinamizando várias atividades de sensibilização, educação e capacitação da comunidade.
O evento desta tarde contou, ainda, com um momento de reflexão, dedicado ao tema: “A Cultura Alimentar na Região de Coimbra”.
Veja a fotogaleria:
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE