Mundo

Pelo menos 48 mortos à passagem do furacão Otis em Acapulco

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 30-10-2023

Pelo menos 48 pessoas morreram, seis estão desaparecidas e dezenas ficaram feridas à passagem do furacão Otis em Acapulco, no México, onde se registaram danos materiais avultados, indicaram as autoridades num novo balanço.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Pelo menos 263 pessoas de 15 países foram também localizadas e retiradas de Acapulco, no estado de Guerrero, informou no domingo a Secretaria de Relações Exteriores do México.

Os países de origem de um dos grupos são Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Japão, Peru e Suíça, enquanto outros estrangeiros são provenientes de nações como Bélgica, Costa Rica, Cuba, Estados Unidos, França e Reino Unido.

Num vídeo publicado nas redes sociais no domingo, o Presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, garantiu que “toda a atividade económica, turística e comercial será brevemente reativada” em Acapulco, numa reação ao impacto do furacão, que atingiu a região na quarta-feira.

Desde sexta-feira à tarde, cerca de 10.000 elementos do exército, da marinha e da Guarda Nacional tentam pôr ordem numa população desesperada e frustrada pela falta de água e de alimentos, bem como pelas falhas de eletricidade e telecomunicações, a juntar-se à escassez de combustível.

O Otis intensificou-se em menos de 12 horas, passando de tempestade tropical a furacão de categoria 5, tornando-se um dos ciclones mais poderosos da história do oceano Pacífico.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE