Vamos
“A comer é que a gente se entende!”. Projeto valoriza produtores locais e promove literacia alimentar
O evento de apresentação do projeto “A comer é que a gente se entende!” decorre no dia 31 de outubro, terça-feira, a partir das 15:00, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.
Este é um projeto de parceria liderado pela CoimbraMaisFuturo, em articulação com as associações ADELO, ADIBER, ADICES, DUECEIRA, Pinhais do Zêzere, Terras de Sicó e com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.
Entre os vários oradores convidados, estão confirmadas as presenças de Vanda Batista, diretora regional adjunta da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAP Centro), de Helena Teodósio – vice-presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra, de Miguel Fonseca – Câmara Municipal de Coimbra e de Nelson Lopes, presidente da direção CoimbraMaisFuturo, entidade coordenadora do projeto “A comer é que a gente se entende!”.
O evento conta com um momento de reflexão, dedicado ao tema: “A Cultura Alimentar na Região de Coimbra”. Este painel conta com a participação de Marina Vaquinhas, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; do chef Luís Lavrador, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra; do professor João Malva, coordenador do consórcio CHAngeing e investigador da Universidade de Coimbra e de Carla Marques, coordenadora do Núcleo de Operação Alimentar dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC).
O projeto “A comer é que a gente se entende!”, um de 22 projetos regionais que integram o Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES), que tendo como temas centrais a Valorização e a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica e o Combate ao Desperdício Alimentar, abrange os 19 concelhos que constituem a Região de Coimbra, correspondendo ao território de intervenção das 8 entidades parceiras.
As iniciativas deste projeto pretendem valorizar os produtores locais, promover os produtos regionais e aumentar a literacia alimentar sobre os temas centrais do projeto, disponibilizando informação e apoio técnico a atores locais e, através da criação de sinergias com os vários agentes locais, dinamizando várias atividades de sensibilização, educação e capacitação da comunidade.
Este projeto é apoiado através da Rede Rural Nacional, financiado pelo Programa Nacional de Desenvolvimento Rural PEPAC no Continente, do Portugal 2020, através do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER).
Related Images:
PUBLICIDADE