Vamos

Corpo da Rainha Santa foi mudado há 346 anos. “Festa da titular” assinala a data

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 25-10-2023

A Confraria da Rainha Santa assinala nos dias 27 e 29 de outubro os 346 anos da dupla trasladação do “sagrado corpo de Santa Isabel de Portugal”.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Nestes dois dias, e devido às limitações de acesso ao Mosteiro de Santa Clara-a-Nova motivadas pelas obras municipais, terão lugar no dia 27 de outubro (sexta-feira) duas visitas guiadas gratuitas à parte sul do mosteiro.

As visitas têm início às 10:30 e 14:30. “Às 18:00, na Igreja da Rainha Santa Isabel, celebrar-se-á Missa de acção de graças pela exemplar vida acontecida de Santa Isabel de Portugal”, refere a confraria.

Para domingo, 29 de outubro, está agendada às 11:00 uma Missa na Igreja da Rainha Santa Isabel “de agradecimento a Deus pela vida exemplar da Rainha Santa Isabel de Portugal”. Às 14:30, realiza-se nova visita guiada gratuita à parte sul do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova.

“Dada a limitação de espaço dos locais a visitar, o número máximo de participantes em cada visita guiada é de 20 pessoas, contados pela ordem de registo de chegada no Recordatório da Confraria da Rainha Santa Isabel”, refere a confraria.

Recorde-se que, nos anos de 1677, teve lugar a 27 de outubro “a trasladação do sagrado corpo da Rainha Santa Isabel do túmulo de pedra, onde jazia desde 1336, para o túmulo de prata”. Dois dias depois, “ocorreu a trasladação do sagrado corpo da Rainha Santa Isabel, já no túmulo de prata, em procissão, desde o velho Mosteiro (Santa Clara-a-Velha) para o novo Mosteiro de Santa Clara (Santa Clara-a-Nova)”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE