Região
Jovens desafiados a participar na reflexão de 4 concelhos do distrito de Coimbra
O projeto “Entre Jovens – Participação em Comunidades Locais”, que envolve quatro concelhos do distrito de Coimbra, foi apresentado, esta quarta-feira, 18 de outubro, na Lousã.
Esta proposta de participação juvenil é uma parceria entre a Activar – Associação de Cooperação da Lousã e os municípios de Góis, Lousã, Miranda do Corvo e Vila Nova de Poiares.
PUBLICIDADE
Este projeto, que envolve uma equipa de 20 jovens mobilizadores, quatro decisores políticos, quatro técnicos dos municípios e dois facilitadores, pretende “criar oportunidades de participação e reflexão sobre o território , desenvolver um processo de capacitação para a participação ativa na sociedade e na vida democrática”, sustenta a Daniela Venâncio da Associação Activar.
Até maio de 2025 será desenvolvida uma metodologia inovadora no território, privilegiando a abordagem de jovens para jovens.
Pedro Martins reforça o papel dos 20 jovens na motivação de outros na comunidade.”Esta equipa irá colaborar na conceção e implementação do projeto, ao nível da comunicação, atividades e eventos, mobilizando mais jovens locais a participarem”, conta o técnico da Activar.
São várias as atividades que este grupo irá realizar, entre as quais estão os ciclos de diálogo jovem, e o hackathon que é um evento de maratona de ideias que será dinamizado na fase final do projeto e pretende desafiar os jovens a pensar fora da caixa e a encontrar propostas para o território.
O contacto com experiências inspiradoras ao nível da participação local e de outros territórios em Portugal, onde irão dialogar e conhecer exemplos e práticas de políticas de juventude e ação juvenil também fazem parte do programa.
Para o presidente da Câmara Municipal de Góis, Rui Sampaio, este projeto “tem todas as condições de ser um sucesso e poder ser uma porta aberta para que no futuro possa haver uma melhor interação entre os jovens de cada território e os decisores políticos”.
O autarca de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, referiu que o projeto vai incidir sobre duas temáticas fundamentais para o território” a juventude e o intermunicipalismo”.
Rui Godinho, vereador da Câmara de Miranda do Corvo, realçou a importância da “partilha de ideias” que este programa traz.
Para o vereador da Câmara da Lousã, João Santos, este projeto dedicado aos jovens “vai unir quatro municípios, parceiros e que têm sabido trabalhar em conjunto”.
Fernanda Vaz, coordenadora da Activar- Associação de Cooperação da Lousã, lembra que “as fronteiras são apenas administrativas e os problemas ou as realidades são muito semelhantes nestes territórios” e por isso, Fernanda Vaz diz que “é importante chamar os jovens, dar-lhe voz, mas também responsabilizá-los.
Este é um projeto cofinanciado pela União Europeia, através do programa Erasmus+.
A conferência de imprensa contou com a presença de representantes dos municípios de Góis, Lousã, Miranda do Corvo e Vila Nova de Poiares e da Activar – Associação de Cooperação da Lousã, bem como de jovens que fazem parte desta equipa.
Apresentação do projeto “Entre Jovens – Participação em Comunidades Locais”:
Veja o vídeo com Daniela Venâncio e Pedro Martins da Associação Activar:
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE