Coimbra
Coimbra: Estudo urbanístico da zona da Casa Branca avança para consulta pública
Foi aprovado por unanimidade, na reunião do Executivo desta segunda-feira, 16 de outubro, um estudo urbanístico para a zona da Casa Branca, abrangendo uma área de 6,52 hectares, 17 propriedades, a que acresce a faixa antes ocupada pela linha férrea.
“O estudo assume ainda a deslocação do ITAP – Instituto Técnico Artístico e Profissional e das oficinas da Transdev, uma vez que as funções a que respondem não se revelam compatíveis com a reabilitação desta zona da cidade”, esclareceu a vereadora Ana Bastos.
Com a construção do MetroBus, com uma paragem na Casa Branca, entendeu-se “oportuno” rever os estudos existentes para a zona da Solum Sul/Casa Branca, articulando-os entre si em toda esta área de grande centralidade, delimitada a nascente pela Rua Vale de Porcas, a poente pelo Sobral, Rua Jorge Anjinho e a sul pela Rua da Casa Branca.
PUBLICIDADE
“Com esta proposta pretende-se uma nova abordagem ao nível do planeamento e do urbanismo, para garantir um desenvolvimento equilibrado e harmonioso da cidade e das suas atividades”, refere Ana Bastos.
Está prevista a construção de 181 fogos, cerca de 5.295 m2 de áreas de comércio, serviços, restauração e um edifício destinado a equipamento com 1280 m2. Prevê-se na zona norte do estudo, a criação de um lote destinado a equipamentos, na proximidade do jardim existente na Rua Tomé Rodrigues Sobral e Rua Jorge Anjinho.
Toda a área será dotada de uma boa oferta de estacionamento público.
Os vereadores do PS questionorampara onde vai o ITAP. O presidente da autarquia referiu que há várias alternativas, sem no entanto dizer quais.
O documento irá estar em consulta pública por um período de 15 dias de forma a recolher
sugestões, preocupações e recomendações por parte de todos os interessados.
Related Images:
PUBLICIDADE