Vamos
Museu em Condeixa venceu Prémio Património Ibérico
O PO.RO.S – Museu Portugal Romano em Sicó, em Condeixa, venceu esta sexta-feira, 13 de outubro, o prémio de Melhor Projeto de Tecnologia aplicada ao Património dos Prémios Património Ibérico 2023.
O anúncio foi feito durante a AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural, que este ano decorre em Angra do Heroísmo, nos Açores, onde o Museu PO.RO.S também se encontra representado.
À categoria de Melhor Projeto de Tecnologia aplicada ao Património dos Prémios Património Ibérico concorreram outros 16 projetos, entre eles o QUAKE, em Lisboa e o novo projeto da Casa Batló, em Barcelona.
PUBLICIDADE
“Apesar de estarmos a concorrer com diversos projetos mais recentes, o júri internacional escolheu o nosso museu, o que nos enche de orgulho e reforça a certeza de que estamos no caminho certo no que diz respeito à salvaguarda e divulgação do nosso património, em grande medida graças a um trabalho notável que tem sido desenvolvido pela equipa liderada pela Dra. Ana Valadas. Por outro lado, também reforça a necessidade de continuar a apostar na inovação e potenciação deste projeto único no panorama nacional”, reagiu Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.
Inaugurado em 2017, o museu PO.RO.S tem vindo a conquistar diversos prémios internacionais, de que se destaca o prémio “Heritage in Motion 2018”, que elegeu os melhores projetos culturais multimédia da Europa e, em 2021, foi nomeado para o prémio “Museu Europeu do Ano”, o EMYA – “European Museum of the Year Award”.
“Estamos a cumprir a nossa missão e esta distinção dos Prémios Património Ibérico, além do orgulho, traz-nos uma responsabilidade acrescida, pois temos cada vez mais visibilidade, o que nos projeta cada vez mais a nível europeu”, declara Ana Valadas, coordenadora do Museu PO.RO.S..
Os Prémios Património Ibérico distinguem anualmente as boas práticas no sector do Património Cultural Ibérico, galardoando projetos, entidades e profissionais atuantes no sector.
Related Images:
PUBLICIDADE