Portugal
Estradas regionais cortadas na Ilha da Madeira devido aos fogos
Várias estradas regionais (ER) foram encerradas na ilha da Madeira por causa dos incêndios que lavram nos concelhos da Calheta, Porto Moniz e Câmara de Lobos, informou a direção regional de estradas.
Num comunicado, a direção informa que foi encerrada ao trânsito a ER 210, entre Prazeres e a Fonte do Bispo, e o troço da ER 105 entre as Portas da Vila Santa do Porto Moniz e o cruzamento com a ER 209 no Paúl da Serra, devido aos fogos.
Além dessas encontram-se também encerradas a ER 101, entre a Ponta do Pargo e as Portas da Vila na Santa do Porto Moniz, a ER 101 (VE3), entre a Raposeira e a Ponta do Pargo e a ER 222, entre o entroncamento com a ER 223 (pista de motocross) e o sítio da Lombada dos Marinheiros (“Panoeste”).
PUBLICIDADE
A ER 223 está também fechada entre a rotunda da ER 101 (VE3) e o entroncamento com o Caminho da Lagoa (Paúl do Mar).
Um fogo deflagrou na quarta-feira, cerca das 18:00, na freguesia dos Prazeres, concelho da Calheta, tendo alastrado durante a noite à freguesia contígua da Fajã da Ovelha e, posteriormente, às freguesias da Ponta do Pargo e das Achadas da Cruz, esta já no concelho do Porto Moniz.
O Governo da Madeira declarou na quinta-feira a situação de contingência devido aos incêndios que lavram na região, ativando, assim, o Plano Regional de Emergência de Proteção Civil, anunciou o Serviço Regional de Proteção Civil (ANEPC).
As câmaras municipais da Calheta e do Porto Moniz já ativaram também os seus planos de emergência municipal.
Entretanto, um outro incêndio deflagrou na quinta-feira, às 17:00, na freguesia da Quinta Grande, no concelho de Câmara de Lobos, que ainda está ativo, mas é considerado o menos grave dos três que assolam a Madeira.
Hoje de manhã partiu para a Madeira um contingente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, chefiada pelo comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil de Coimbra, Carlos Tavares, integrando 64 Operacionais, dos quais 54 Bombeiros da Força Especial de Proteção Civil, seis elementos da estrutura de Comando da ANEPC e quatro elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica.
Related Images:
PUBLICIDADE