Universidade
Centro de Estudos Sociais organiza colóquio sobre “Trabalho, Economia e Sociedade”
O colóquio “Trabalho, Economia e Sociedade: transversalidades emergentes” que decorre nos dias 13 e 14 de outubro de 2023, no auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), a partir das 9:15.
Trata-se de uma iniciativa organizada pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), inserida nas comemorações dos 50 anos da FEUC, que tem como desafio colocar o “trabalho” no centro de uma reflexão coletiva destinada a analisar criticamente as dinâmicas económicas e sociais do nosso tempo.
PUBLICIDADE
“Faz-se igualmente jus a uma das problemáticas que tem sido objeto de investigações realizadas no CES, assim como elemento estruturante dos processos de ensino/formação ao abrigo da oferta doutoral em que o CES e a FEUC têm cooperado ativamente, adianta a organização.
A sessão de abertura do evento está a cargo do Diretor do CES, Tiago Santos Pereira, do Diretor da FEUC, Álvaro Garrido, e do presidente da comissão organizadora do colóquio, Hermes Augusto Costa. Sequencialmente, tem lugar a conferência de abertura proferida por Francisco Assis, presidente do Conselho Económico e Social. Intitulada “Diálogo social em tempos de polarização”, a conferência de abertura é comentada por Manuel Carvalho da Silva, coordenador do Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social (CoLABOR) e investigador do CES.
Organizado em torno de quatro sessões temáticas, o colóquio reúne um conjunto diversificado de especialistas (do mundo académico, profissional, político ou sindical) de distintas áreas do saber. Sob a moderação de João Rodrigues (FEUC/CES), a primeira sessão temática incide sobre “A economia portuguesa, o trabalho e a proteção social”, contando sobretudo com contributos do campo económico, como são os de José Reis (FEUC/CES) ou Ana Costa (ISCTE), ao passo que um segundo tema – intitulado “O velho e o novo em confronto: vínculos laborais, formas de organização, desafios de regulação” e moderado por Ana Paula Marques (Universidade do Minho) – é dinamizado por Ana Alves da Silva (CoLABOR), João Leal Amado (FDUC) e José Soeiro (IS-UP/Parlamento).
Um terceiro tema aborda as “Discriminações, desigualdades e violências”, e conta com os contributos de Virgínia Ferreira (FEUC/CES), Sara Falcão Casaca (ISEG) e Bruno Freitas (FESETE), estando a moderação a cargo de Rosa Monteiro (FEUC/CES). Um quarto e derradeiro tema, já no dia 14 de outubro e sob moderação de Raquel Rego (ICS), intitula-se “Trabalho e diálogo social: desafios e alianças”, tendo como oradores António Casimiro Ferreira (FEUC/CES), Cristina Rodrigues (IHC-UNL) e Filipe Lamelas (CoLABOR).
Igualmente no dia 14 de outubro, tem lugar a Conferência de encerramento proferida por Maria da Paz Campos Lima (Dinâmica’CET – IUL). Esta conferência, intitulada “As transformações das relações laborais, o papel do Estado e os desafios à organização e ação coletiva dos trabalhadores”, é comentada por Paulo Pedroso (CoLABOR/ISCTE e ex-Ministro do Trabalho e da Solidariedade).
A comissão organizadora do colóquio é composta por Ana Alves da Silva (CoLABOR), António Casimiro Ferreira (FEUC/CES), Hermes Augusto Costa (FEUC/CES), João Rodrigues (FEUC/CES), Manuel Carvalho da Silva (CoLABOR e CES), Rosa Monteiro (FEUC/CES) e Teresa Maneca Lima (CES)
Related Images:
PUBLICIDADE