Educação
Novo prémio na área da Enfermagem de Reabilitação entregue na cerimónia de abertura das aulas na ESEnfC
Um prémio destinado a promover e a reconhecer o mérito académico dos estudantes de Enfermagem de Reabilitação é entregue dia 10 de outubro de 2023, durante a sessão solene de abertura do ano letivo de 2023-2024 na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), cerimónia com início às 14h30, no Auditório António Arnaut (instalações do Polo B, em São Martinho do Bispo).
O prémio, de 700 euros, é atribuído pela primeira vez (ao finalista do mestrado nesta área de especialização que, no último ano letivo, concluiu o curso com a melhor classificação), sendo o seu valor patrocinado integralmente pela família do antigo docente da instituição que lhe dá o nome: António Pinto de Morais, professor coordenador na ESEnfC, desde cedo ligado à Enfermagem de Reabilitação e que faleceu em novembro de 2022.
O programa da abertura solene das aulas, que começa com uma atuação da Tuna Académica Masculina de Enfermagem de Coimbra, compreende, também, os discursos (a partir das 14h45) da presidente da Associação de Estudantes da ESEnfC, enfermeira Bárbara Sousa, do Presidente da ESEnfC, António Fernando Amaral, e da presidente do Conselho Geral da instituição, Catarina Resende de Oliveira.
Segue-se, pelas 15h30, a lição de sapiência da cerimónia, a proferir pelo professor Arménio Guardado Cruz, também especialista em Enfermagem de Reabilitação, e subordinada ao tema “Atividade física como sinal vital: um desafio para a enfermagem”.
Cerca de 40 minutos depois (16h10) é chegado o momento de entrega do Prémio António Pinto de Morais, que surge também como homenagem ao professor que, na ESEnfC, foi vice-presidente do Conselho Científico, coordenador da Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem de Reabilitação e membro do Conselho Técnico-Científico (antes, na ex-Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto, foi vogal da Comissão de Gestão, subdiretor da Escola, membro do Conselho Consultivo e membro da Assembleia de Escola).
No dia de abertura solene das aulas na instituição são, também, entregues os prémios de mérito académico Marta Lima Basto (nome da primeira enfermeira portuguesa a obter, em 1995, o grau de Doutor), dirigidos a estudantes da licenciatura em Enfermagem com as melhores médias e ao aluno que, no último concurso nacional de acesso ao ensino superior, ingressou na ESEnfC com a maior classificação.
A cerimónia académica termina com a atuação da Tuna (mista) de Enfermagem de Coimbra, pelas 16h40.
Professor coordenador da ESEnfC desde 2006, Arménio Guardado Cruz é doutorado em Psicologia (na especialidade de Desenvolvimento e Intervenção Psicológica) pela Universidade da Extremadura, em Espanha, mestre em Saúde Ocupacional pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e licenciado em enfermagem (especialidade de Enfermagem de Reabilitação) pela ESEnfC.
Com pós-doutoramento em Ciências de Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Arménio Guardado Cruz foi coordenador de diversos cursos de mestrado em Enfermagem de Reabilitação, lecionando conteúdos nas áreas músculo-esquelética, de exercício físico e de metodologias/projeto de investigação. Já na licenciatura em Enfermagem, dá aulas nas áreas de anatomia, fisiologia e dependência no autocuidado.
Investigador da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, pertencente à ESEnfC, Arménio Guardado Cruz publicou mais de 30 artigos em revistas nacionais e internacionais, no domínio das ciências da saúde e das ciências sociais, assim como dois livros, tendo sido ainda autor de seis capítulos de livros e coordenador editorial de outras três obras. Recebeu três prémios. Coordenou e participou em diversos projetos de investigação financiados e não financiados.
Related Images:
PUBLICIDADE