Região
Oliveira do Hospital vai ter “uma residência estudantil com 98 camas”
“Brevemente, o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) vai avançar com a construção da futura residência de estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), recuperando um edifício emblemático da cidade que está há vários anos abandonado: o antigo Hotel São Paulo”. O anúncio foi feito, este sábado, 7 de outubro, pelo presidente da Câmara Municipal.
Trata-se de “uma residência estudantil com 98 camas, num investimento de 4,2 milhões de euros e que deverá estar concluída no início do ano letivo 2025/2026”, frisou José Francisco Rolo, na Sessão Solene do Dia do Município, adiantando que essa estrutura visa “criar melhores condições para os estudantes que frequentam a ESTGOH , onde atualmente todos os anos chegam mais de 200 novos alunos”.
“Até ao final do ano, temos também que concluir o Campus Educativo, que é um projecto arrojado de modernização da educação, representando um investimento financiado com fundos comunitários na ordem dos 6 milhões de euros”, lembrou o autarca.
PUBLICIDADE
A área da Saúde é também uma preocupação para o município oliveirense. “Continuamos a lutar pela criação de um verdadeiro serviço de urgências em Oliveira do Hospital”, reconhece o edil.
“Conseguimos junto do Ministério da Saúde, que o projecto de remodelação e ampliação do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, passasse de um financiamento de cerca de 1 milhão e 58 mil euros de euros para 2 milhões e 300 mil euros”, avançou José Francisco Rolo, lembrando que a partir do 1 de janeiro de 2024, a Câmara Municipal vai assumir as competências na Área da Saúde.
No seu discurso o autarca enumerou as várias obras que estão a decorrer no concelho de Oliveira do Hospital e lembrou, ainda, o “IC6, uma obra fundamental para multiplicar o dinamismo dos empresários e o bem estar e a qualidade de vida dos cidadãos desta região“.
A sessão contou ainda com intervenções de João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, de José Carlos Alexandrino, presidente da Assembleia Municipal, e de Emílio Torrão, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.
O Município homenageou no seu Feriado Municipal três cidadãos (António da Costa, Jorge Manuel da Silva Mogo e Manuel Francisco da Costa) e duas entidades (Café Portugal e Quinta de Jugais) com a Medalha de Mérito Municipal.
Os alunos que frequentam o ensino secundário, profissional e superior no concelho de Oliveira do Hospital que se destacaram também foram distinguidos, bem como o jornalista José Travassos de Vasconcelos que foi agraciado com um Voto de Louvor e Reconhecimento.
Veja a fotogaleria:
Related Images:
PUBLICIDADE