Coimbra
Duquesa de Coimbra casa este sábado. Saiba os pormenores
Maria Francisca de Bragança e Duarte de Sousa Araújo Martins vão dar o “nó” este sábado, 7 de outubro. Este tipo de cerimónia real não acontece há cerca de três décadas.
Numa entrevista à Caras, os noivos revelaram que o casamento realiza-se na Basílica do Palácio Nacional de Mafra e é o primeiro casamento real, depois da união dos pais da Infanta, D. Duarte e D. Isabel de Bragança há 28 anos.
Mas as festividades já começaram no dia 6, com a chegada dos convidados internacionais, um momento mais privado.
PUBLICIDADE
Com um noivado dez meses, a duquesa de Coimbra, de 26 anos, e o advogado, de 32, estão preparados para iniciar uma nova vida. Uma cerimónia religiosa dá início às celebrações, na qual estarão presentes as respetivas famílias, assim como vários membros da realeza e aristocracia europeia e altas figuras de Estado.
Marcelo Rebelo de Sousa é um dos nomes confirmados, assim como Charles-Phillippe d’Órleans, representante da Casa Real Francesa, os filhos do grão-duque do Luxemburgo, membros da nobreza italiana, espanhola e belga e do Liechtenstein. No total, serão 1.200 convidados, conta a revista.
Está tudo marcado para as 15:00 e será conduzida pelo cardeal-patriarca D. Manuel Clemente. A celebração será transmitida pela TVI e conta com Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes a conduzir a emissão.
Francisca e Duarte juntam-se depois à festa popular. “Gostaria que a população e Mafra se sentisse realmente convidada. A vila está muito satisfeita com este acontecimento que dá destaque merecido a um importante, se não o mais importante, monumento de Portugal”, disse D. Duarte Pio numa entrevista concedida ao rosto da TVI. De seguida será o cocktail oferecido aos convidados.
Haverá também “um colorido programa de animação com a participação de ranchos folclóricos e outros grupos das diferentes regiões do País, sem esquecer o repicar dos carrilhões”, anunciou a Casa Real.
A noiva vai usar dois vestidos: um para a cerimónia e outro para a festa privada que decorrerá na quinta dos duques, em Sintra.
A noiva usará a tiara da rainha Amélia, que também foi uma opção da mãe no dia do seu casamento, uns brincos de D. Isabel e outros da avó e uma pulseira real emprestada. “Manda a tradição que haja uma tiara, ou pelo menos, joias com História, e um vestido que se quer que seja o segredo mais bem guardado da celebração”, conta.
O chef Hélio Loureiro é o responsável pelos dois bolos que serão servidos a todos os convidados. “O bolo de noiva terá 150 kg e será partido durante o cocktail realizado no palácio. Terá, ainda, prata de filigrana de Gondomar a ornamentá-lo”, adianta.
O jantar será na casa da família em Sintra.
De acordo com D. Isabel de Bragança, a lua de mel deverá ser passada em Marrocos, onde Maria Francisca e Duarte querem fazer voluntariado, depois da devastação causada pelo terremoto de dia 8 de setembro. “Pensaram em ir para ajudar. É um ator de solidariedade”, revelou a duquesa na entrevista à TVI.
Maria Francisca Isabel Micaela Gabriela Rafaela Paula nasceu em 1997, em Lisboa. É filha de D. Duarte Pio e D. Isabel, os Duques de Bragança. Está em terceiro lugar na linha de sucessão ao trono de Portugal.
A Infanta recebeu o Sacramento do Baptismo na Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa. Teve como padrinhos, a Princesa Marie Lieshtenstein, prima por via materna de Dom Duarte Pio, e D. Henrique de Bragança, Duque de Coimbra.
Em 2018, dia da festa de Santa Isabel de Portugal , a Infanta Maria Francisca recebeu o título de duquesa de Coimbra do seu pai, o duque de Bragança, numa cerimónia realizada no mosteiro de Santa Clara-a-Nova, em Coimbra, sucedendo ao seu falecido tio, Infante Henrique.
Related Images:
PUBLICIDADE