Região
Ecoponto itinerante recolhe resíduos em três freguesias de Condeixa-a-Nova
O município de Condeixa-a-Nova tem em funcionamento um novo ecoponto itinerante para recolha seletiva de resíduos e valorização de materiais com potencial de reutilização, que circula pelas freguesias de Ega, Anobra, Sebal e Belide.
Trata-se do projeto Eco.JUNTAR+, que resulta de uma candidatura apresentada em 2021, em que o promotor é a Junta de Freguesia de Ega, em parceria com as congéneres de Anobra e União de Freguesias de Sebal e Belide, com o apoio técnico e logístico operacional da Câmara de Condeixa-a-Nova.
“É um sistema inovador que, além de melhorar a eficiência da recolha seletiva de resíduos, facilitando o acesso dos munícipes aos equipamentos de recolha, procura promover a valorização e aproveitamento dos materiais com potencial de reutilização para uma maximização da vida útil”, refere, em comunicado, aquela autarquia do distrito de Coimbra.
PUBLICIDADE
O projeto, que ficou em segundo lugar num concurso a nível nacional, apresenta um “conceito idêntico ao do ecoponto móvel ‘eco.Rupi’, mas, neste caso, recorrendo a um equipamento maior, um contentor de 30 metros cúbicos, com uma itinerância mensal, entre as três freguesias parceiras”, explicou a vereadora Ana Manaia, citada na nota.
A responsável pelo pelouro da sustentabilidade ambiental e economia circular salienta que a Câmara de Condeixa-a-Nova dá apoio para a rotação/transporte do equipamento entre freguesias e para a recolha dos resíduos, sempre que necessário.
O projeto Eco.JUNTAR+ tem como objetivo principal promover a recolha seletiva de vários tipos de produtos, nomeadamente pequenos eletrodomésticos, pequenos equipamentos informáticos, pilhas e acumuladores, tinteiros e toners, loiças, espelhos e vidro plano, embalagens contaminadas com tintas, vernizes e colas, lâmpadas fluorescentes, lâmpadas tubulares, têxteis, óleos alimentares usados, embalagens de papel e cartão, cabos elétricos, entre outros.
Prevê ainda a realização de diversas ações de educação e sensibilização complementares, que contribuirão para o desenvolvimento de bancos de reutilização e disponibilização destes produtos valorizados a famílias carenciadas e instituições de solidariedade.
Related Images:
PUBLICIDADE