Saúde

Esta doença é uma das principais causas de morte em cães e gatos

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 01-10-2023

A doença cardíaca está entre as principais causas de doença e morte de animais de companhia e é uma das principais patologias da rotina clínica. Os primeiros sinais de doença cardíaca em cães e gatos manifestam-se, normalmente, de forma subtil, sendo a idade um dos principais fatores de risco, assim como a predisposição de algumas raças.

No âmbito do Dia Mundial do Coração, que se assinala a 29 de setembro, Myriam Gonçalves, médica veterinária e Head of Operations da AniCura Ibéria, lembra que “a doença cardíaca tem impacto não só no funcionamento do coração, mas em todo o organismo. O diagnóstico atempado e o tratamento adequado podem fazer toda a diferença para que o animal atinja mais longevidade com qualidade de vida, por isso, é fundamental procurar o médico veterinário aos primeiros sintomas”.

PUBLICIDADE

publicidade

A insuficiência cardíaca define-se como retrógrada, nos casos em que se acumula líquido nos pulmões (edema pulmonar), sendo a forma mais comum de insuficiência cardíaca, ou anterógrada, quando não é possível manter a pressão arterial normal1.

Saiba identificar os principais sinais para evitar o avançar da doença. Eis cinco sinais de insuficiência cardíaca em cães e gatos:

1. Fadiga ou intolerância à atividade física – É um dos sinais que mais chama a atenção dos cuidadores, sobretudo quando se trata de cães jovens que não querem praticar exercício físico, passear ou correr. Nos animais adultos ou idosos a identificação acaba por ser mais difícil, já que o cansaço pode ser atribuído à idade ou a outras condições.

2. Dificuldade respiratória – Uma vez que a doença cardíaca dificulta o bombeamento do sangue, o transporte de oxigénio e a respiração, para tentar compensar, o animal pode apresentar respiração ofegante mesmo sem realizar qualquer esforço físico. Além disso, podem acumular-se fluídos nos pulmões, provocando uma súbita e grave dificuldade respiratória (edema pulmonar).

3. Emagrecimento – Trata-se de um sintoma que pode ser facilmente atribuído a outras causas, mas a perda de peso, especialmente se for repentina, deve ser avaliada pelo médico veterinário.

PUBLICIDADE

publicidade

4. Tosse – Em muitos casos, os cães com cardiopatias tossem, mas tal não significa que seja sinal de insuficiência cardíaca. A tosse deve-se, muitas vezes, ao facto de o coração pressionar os brônquios ou a outra doença nas vias respiratórias além da cardiopatia. Pelo contrário, os gatos não costumam apresentar tosse em caso de insuficiência cardíaca.

5. Aumento do volume abdominal – A acumulação de líquido no abdómen pode ser também um dos indicadores de doença cardíaca.

6. Colapsos cardiovasculares – No caso dos gatos, estes podem apresentar ainda colapsos cardiovasculares com grande impacto na saúde geral e redução da temperatura corporal que, frequentemente, baixa dos 38-39 graus até aos 34-35 graus. Doenças cardíacas crónicas graves também podem causar debilidade e morte súbita devido a distúrbios do ritmo cardíaco (arritmia)2.

A médica veterinária lembra que “procurar um veterinário o mais rapidamente possível é especialmente importante quando a respiração, a consciência e o estado geral do animal estão comprometidos. Quanto mais atempadamente for detetado o problema e iniciado o tratamento, menos o animal sofrerá e mais possibilidades terá de o controlar”.

Os hospitais e clínicas AniCura dispõem de profissionais veterinários especializados em Cardiologia, assim como de equipamentos e técnicas de diagnóstico avançadas para dar resposta a este tipo de casos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE