Vamos
Sim… Parece que existe uma altura “certa” do dia para tomar banho
Há quem não consiga sair de casa sem tomar banho e quem não vá para a cama sem antes passar o corpo por água. Mas, qual será a melhor solução?
Há quem afirme que o banho pela manhã revigora. E, pelo contrário, quem diga que um banho antes de dormir ajuda a relaxar.
PUBLICIDADE
O banho e o sono têm uma relação direta, segundo a Delas. No que diz respeito ao sono, parece que só uma teoria estará correta. Ainda assim, há muito para ser explorado cientificamente, afirma Carlos Egea, especialista do sono, abordado pela revista feminina S Moda.
“Atualmente, a ligação entre o banho noturno e um bom sono é algo enraizado na nossa cultura. Tradicionalmente, as mães e avós dão banho às crianças à noite para que elas durmam melhor. Ao continuarmos com este pressuposto, nenhuma evidência científica será necessária, porque a lógica vem do mecanismo corporal enraizado, que nos leva à sonolência. Começamos a adormecer quando a temperatura corporal cai. Um banho que não exceda os 38 graus pode proporcionar, depois de um dia agitado, um efeito relaxante que ajuda a adormecer“, explica.
Já o psicólogo Raúl Quevedo-Blasco partilha da mesma filosofia: “quando alguém toma banho, a temperatura interna do corpo aumenta. À medida que a temperatura vai baixando, quando saímos do banho e estamos a limpar-nos, isso vai induzir-nos quase que mecanicamente ao sono“, defende, acrescentando alguns detalhes sobre como tomar o melhor partido: esteja cerca de 15 minutos debaixo do chuveiro quente ou em imersão, até que sinta os músculos a relaxar e a temperatura do corpo a subir.
O banho matinal deveria ter o efeito contrário: sim, atrasa o momento em que o nosso cérebro desperta. Para o especialista do sono, o duche matinal faz com que tenhamos mais inércia e levemos mais tempo a acordar. O conselho? Tomar duche de água mais fria para reativar a circulação.
Quanto à pele e cabelo, o pressuposto não se altera muito. Javier Pedraz, dermatologista e diretor médico da Clínica espanhola Insparya, defende que “não há diretrizes exatas porque cada derme e cada cabelo precisam de uma frequência, tipo e hora de banho específicos“, começa. No entanto, aconselha desde logo que “as mudanças de temperatura não são boas, por isso, é aconselhável tomar banho à noite porque não se vai sair e, portanto, não há tanta diferença de temperatura, principalmente durante o inverno”. Se, no entanto, tiver tempo para que a temperatura corporal estabilize antes de sair de casa, pode tomar banho a qualquer altura.
Paloma Borregón, diretora e membro da Academia Espanhola de Dermatologia, também é apologista do banho noturno. “Ajuda a retirar a sujidade que vamos apanhando na rua devido à poluição, sendo também bom depois de realizarmos algum exercício físico. Claro que quem pratica desporto pela manhã preferirá tomar banho depois de transpirar”, defende.
Para as pessoas que tendem a transpirar muito durante a noite recomenda-se um duche apenas de água, sem qualquer adição de gel ou shampoo. Seja qual for a especialidade, parece que há um veredito comum: os especialistas preferem que as pessoas tomem banho de noite.
Related Images:
PUBLICIDADE