Economia

Suspensão da comissão por reembolso antecipado no crédito à habitação prolongada até fim de 2024

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 21-09-2023

A suspensão da comissão por reembolso antecipado no crédito à habitação vai ser prolongada até ao fim de 2024, anunciou hoje o ministro das Finanças.

PUBLICIDADE

publicidade

A medida, que tinha sido determinada já em 2022, será prolongada até ao fim de 2024, afirmou Fernando Medina, durante a conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros que decorreu hoje no Centro de Interpretação Ambiental, em Leiria.

PUBLICIDADE

“O reembolso antecipado vai vigorar até ao final de 2024, com a possibilidade naturalmente de ser renovado ou até integrado a título definitivo na legislação”, esclareceu.

Segundo Fernando Medina, a comissão pelo reembolso antecipado no crédito à habitação era de cerca de 0,5% do capital amortizado, o que representava “um custo muito grande para as famílias e limitava muito as amortizações antecipadas”.

Face à medida avançada em 2022, assistiu-se “a um grande aumento das amortizações antecipadas parciais e totais do crédito à habitação”, notou.

De acordo com o ministro das Finanças, “mais mil milhões de euros foram amortizados” desde que a medida entrou em vigor e que beneficiaram da mesma.

As medidas de estímulo à renegociação de contratos levaram também a que a utilização “destes mecanismos de base contratual entre bancos e clientes” crescesse “significativamente”, notou ainda Fernando Medina.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE