Coimbra
“Grandes, quentinhas e boas”. Verão que já há castanhas assadas em Coimbra!
Miguel Louro é o primeiro assador de castanhas a instalar-se na Praça 8 de Maio em Coimbra. Vindo diariamente da Figueira da Foz, já está a comercializar castanhas colhidas este ano. Para já, e porque o valor da compra do produto ainda é igual ao do ano passado, o cartucho mantém-se nos 2,50 euros.
O extremo calor de agosto e a falta de água está a antecipar a colheita deste fruto. Desta forma, e ainda em pleno Verão, já chegaram à Baixa da cidade de Coimbra os primeiros assadores de castanha de rua.
Miguel Louro foi o primeiro a estabelecer-se em plena Praça 8 de Maio e, ao contrário do que esperava, os clientes não estão a perguntar muito sobre a data de colheita da castanha.
E, na reportagem do Notícias de Coimbra, o comerciante fez questão de frisar que para este tipo de venda não podem ser usadas castanhas congeladas. “Já ando na castanha há alguns anos e a minha família também. E a primeira pergunta que me fazem é se a castanha é congelada ou se é castanha velha. As castanhas congeladas, para trabalhar num assador de rua, não prestam. Quando estão a ser assadas, as castanhas espumam água por todo o lado. No final, e depois de assada, fica ranhosa, lambida”, afirmou.
Carregue na galeria e veja quem é o primeiro assador na Baixa de Coimbra
O fruto do castanheiro que está a ser vendido na Baixa de Coimbra “tem um bom calibre, está com um bom descasque, o que não é normal no início da época, e estão pouco estragadas”.
A percentagem de castanhas impróprias para consumo ronda, segundo Miguel Louro, 1% das vendas feitas até agora. “O que estas castanhas não têm ainda é palato. É normal, porque é um fruto verde e não está vingado. Mas já se podem comer assadas”, disse.
Veja o Direto Notícias de Coimbra com Miguel Louro
Este assador de castanhas está disponível diariamente (de segunda-feira a domingo) entre as 10:00 e as 18:45 na Praça 8 de Maio. O equipamento está colocado junto à descida da rua Visconde da Luz, mas basta seguir o cheiro das castanhas assadas para o encontrar.
E há que aproveitar, pois para já o cartucho de 12 castanhas tem o preço de 2,50 euros. Para já, igual ao do ano passado.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE