Vamos
Há Feira dos 13 em Cantanhede com “Sopa à Olheiro”
A Câmara Municipal de Cantanhede informou que Feira dos 13, em Olho, na freguesia de Cadima, realiza-se no domingo.
Esta iniciativa pretende recriar uma feira “regular que deixou de se praticar, onde se comercializavam cabeças de gado, de pequeno e sobretudo de grande porte, como os bovinos”, referiu o município de Cantanhede, no distrito de Coimbra.
PUBLICIDADE
Além dos quadros relacionados com a atividade mercantil, a feira recria vivências e costumes enraizados na cultura Gandaresa, acompanhada de vários painéis alegóricos devidamente enquadrados e contextualizados.
A Feira inicia com um cortejo etnográfico, de Aljuriça até ao Olheiro, e no programa constam também vários expositores que retratam antigas profissões, algumas delas já extintas ou em vias de extinção, com o objetivo de “mostrar às gerações mais novas e relembrar às gerações mais antigas, algumas tradições gandaresas, assim como uma taberna tradicional, vários jogos tradicionais e animação diversa”.
A “Sopa à Olheiro”, feita ao lume em panelas de ferro, grão-de-bico com bacalhau, carne em vinho d’alhos e bacalhau albardado são alguns dos pratos que podem ser degustados.
Related Images:
PUBLICIDADE