Região
São Mateus dura 7 dias! “É o momento alto de Soure”
Soure vai ser de 20 a 26 de setembro local de romaria, diversão e convívio. O motivo é simples e muito bom: estão de regresso as Festas de São Mateus e a FATACIS – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Soure.
“É o momento alto de Soure, da diáspora sourense”, realçou o presidente da Autarquia, na apresentação do evento, que “é uma festa centenária”, sublinha Mário Jorge Nunes, referindo que este ano os festejos têm mais um dia.
PUBLICIDADE
As obras que estão a decorrer na vila “são um dos principais constrangimentos do São Mateus”, admitiu o autarca e por isso propôs ser ele próprio a liderar a comissão executiva da festa mais emblemática do concelho.
“As obras começaram em dezembro de 2022 e deverão terminar no final de novembro e terão um forte impacto na logística e no funcionamento das Festas de São Mateus”, lembra. No entanto o edil mostra-se confiante “que tudo vai correr bem”.
A realização das Festas de São Mateus, juntamente com a FATACIS – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Soure, dinamizada pela Associação Empresarial de Soure, constituem um certame fundamental para a promoção e divulgação do concelho, das suas atividades económicas e potencialidades.
Estão previstos na Feira da FATACIS 150 expositores e cerca de outros e outros tantos espalhados pela Feira Generalista, Feira da Madeira, Feira das Nozes, Feira da Madeira e Feira das Freguesias.
Este ano as festas espalham-se por um conjunto de espaços de mais de oito hectares, composto pelo Espaço 1111, o Parque da Várzea, a Várzea das Mós, o Parque dos Bacelos e os terrenos da Feira Generalista, todos na zona baixa da vila, com a confluência dos Rios Anços e Arunca.
Ao longo dos seis dias, os visitantes são atraídos, não só pelo cartaz profano, mas também pela romaria a São Mateus, cujos devotos vêm, por vezes de muito longe, pagar as suas promessas e fazer as suas orações.
No dia 20 de setembro, as festas iniciam-se com um espetáculo de tributo a Tina Turner, interpretado por Sónia Costa.
No dia 21, além da cerimónia solene do Dia do Município, terá lugar o concerto de Lucky Duckies.
A final do Festival Metamorfose decorre a 22 de setembro, onde se ficará a conhecer o grande vencedor da edição de 2023, e há concerto de Noble e os DJ Rich & Mendes.
A noite de 23 conta com a atuação dos cabeça de cartaz, os internacionais Gipsy Kings com Tonino Baliardo, seguido pelo concerto dos Bandazona.
“Revisitando o Festival da Canção”, interpretado pela Banda do Cercal e com a participação de Mimicat, artista que representou Portugal na edição de 2023 deste certame internacional, será apresentado a 24 de setembro. “São duas horas de espetáculo”, recorda Mário Jorge Nunes. O Festival de Folclore do concelho está marcado para a tarde deste domingo.
Os Némanus sobem ao palco a 25 de setembro.
Os GMB encerram, no dia 26, as festas sourenses. Mas esta terça-feira é o “Dia da Família Sourense”, onde decorre o tradicional Pic-Nic Popular acompanhado de animação musical, no Olival de São Mateus, junto à Capela do Orago.
A partir desta sexta-feira, 15 de setembro, realiza-se o Festival Municipal de Juventude de Soure – Pangeia, numa espécie de aquecimento para as aguardadas Festas de São Mateus- FATACIS, que se realizam de 20 a 26 deste mês.
Veja os vídeos:
Programa São Mateus – FATACIS
Related Images:
PUBLICIDADE