Coimbra

Coimbra: Nova ferramenta vai permitir “conhecimento mais detalhado” do território nacional

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 05-09-2023

 A presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) destacou hoje a importância do Sistema de Monitorização de Ocupação do Solo (SMOS), uma ferramenta que está a ser ultimada e vai permitir um conhecimento detalhado do território nacional.

PUBLICIDADE

publicidade

“É uma ferramenta que nos parece muito importante, com uma grande evolução, com base até na inteligência artificial, com os recursos a meios espaciais, que vão permitir ter um conhecimento mais detalhado e aprofundado do território nacional e muito mais atualizado, com informações mensais”, referiu.

PUBLICIDADE

A ANMP reuniu esta manhã, em Coimbra, com o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, e com a equipa da Direção Geral do Ordenamento do Território, onde foi dado a conhecer o SMOS, que visa produzir de forma contínua informação cartográfica sobre o uso e ocupação do solo.

Em declarações à agência Lusa, Luísa Salgueiro explicou que esta é uma ferramenta que está a ser ultimada e que ajudará os autarcas a fazer “a gestão do território”, bem como no “desenvolvimento de políticas especiais, como seja de prevenção de fogos”.

“[Servirá] para termos uma noção exata, rigorosa e detalhada sobre a situação das várias parcelas do território, sobre áreas de combustível, sobre os riscos associados a cada uma das áreas, assim como para outros fenómenos como os da seca. Sabermos a cada momento em que situação está o território”, acrescentou.

De acordo com a também presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, a partir de hoje as equipas técnicas dos municípios poderão fazer a sua inscrição em cursos ‘online’ para saberem como funciona o sistema, podendo também apresentar contributos.

O SMOS é um sistema colaborativo multifuncional que envolve a administração pública, o sistema científico e tecnológico nacional, o setor privado e o cidadão comum, orientado por necessidades dos utilizadores e com uma política de dados abertos.

Segundo a ANMP, os municípios passam a poder utilizar os fotomapas do SMOS, “o que permite poupar recursos”.

“O SMOS é um sistema colaborativo, no qual os municípios são parceiros ativos, dado que são responsáveis por 60% da cartografia produzida em Portugal”, concluiu.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE