Saúde
Eis as razões para deixar de dormir com o telemóvel perto de si
De certeza que já ouviu falar que não devia dormir com o telemóvel perto de si. Mas sabe realmente o motivo para não o fazer?
Muitos de nós dormem com o telemóvel perto de si. Dormir bem é fundamental para a saúde mental e física e este dispositivo pode dificultar o processo. Por mais hábito que seja, há muitas razões para deixar o smartphone longe de si enquanto descansa.
PUBLICIDADE
Eis os riscos de dormir com o telemóvel ao seu lado:
Sono: “A luz azul emitida pelos telemóveis inibe a produção de melatonina, a hormona que provoca a sonolência. Os níveis de melatonina normalmente aumentam antes de dormir, mas a luz azul suprime-os. Isto torna mais difícil adormecer”, refere um artigo da Men’s Health.
Mente: Estes aparelhos são uma fonte inesgotável de informações e estímulos, que podem provocar um estado de excitação e alerta. Isto pode dificultar o adormecimento e a permanência no sono.
Incêndio ou queimadura: Embora seja raro, existe o risco da bateria do seu telemóvel se incendiar, mas pode causar danos significativos. “Um estudo recente referiu que baterias sobreaquecidas ou a arder foram associadas a vários casos de queimaduras de segundo grau. Este tipo de queimaduras provoca dor, bolhas, descargas de fluidos, inchaço, descamação ou perda das camadas superiores da pele”, segundo a revista.
Para não deixar que afete o seu sono, o artigo sugere que “tente limitar o tempo total de ecrã”, pois “os investigadores não só descobriram que a utilização noturna é um problema, como também associaram o sono deficiente ao tempo total passado em frente aos ecrãs. Encontrar formas de reduzir o tempo passado ao telemóvel, computador e/ou televisão pode ajudar a dormir”.
A sua cama deve ser apenas para descansar ou dormir e tente deixar o telemóvel no modo “não incomodar” durante a noite.
Crie um ritual consistente e relaxante antes de dormir e ajuste a iluminação, porque as luzes fortes “podem reduzir os níveis de melatonina, dificultando o adormecimento. Mantenha a iluminação do seu quarto mais fraca e com menor intensidade”, conclui.
Related Images:
PUBLICIDADE