Extra

A EVOLUÇÃO DO ENTRETENIMENTO ONLINE

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 10-08-2023

Em 1966, numa altura em que o mundo estava particularmente necessitado de entretenimento e escapismo, Ralph Baer desenvolveu a Brown Box (Caixa Castanha), um dispositivo eletrónico que interagia com a televisão, permitindo jogar ping pong, damas, jogos de desporto, tiro ao alvo e golfe (que era jogado com um acessório especial).

Esta é a origem dos vídeosjogos em consola que conheceriam maior desenvolvimento com o lançamento da primeira consola a conhecer grande popularidade, a Atari 2600, lançada pela Atari Inc., em 1977. Quase em simultâneo, nas décadas de 1950 e 1960, os engenheiros informáticos do MIT começaram a desenvolver jogos de computador, sendo o mais conhecido deles o Spacewar. Consolas vs. Computadores.

Pois bem, tirando partido de enorme investimento, de avanço tecnológico e da difusão da Internet que, entretanto, passou a ser usada no setor do entretenimento, desde então, têm sido desenvolvidos videojogos nos dois meios — PC e consolas, dando origem à conhecida guerra entre as duas máquinas no que respeita a jogabilidade.

PUBLICIDADE

Passemos, pois, a pesar as características dos dois dispositivos: As consolas são mais fáceis de usar, baseadas no conceito “plug and Play”, usam software estável e otimizado e permitem maior facilidade de jogo. Por seu turno, os PCs permitem personalização e constante atualização e otimização, sendo também abertos a mais géneros, como jogos indie e a iGaming com dinheiro real, por exemplo, o que não é possível nas consolas.

Ora, estas são algumas das razões que levam os jogadores mais empenhados e com aspirações a tornarem-se profissionais a preferirem jogar em PCs em vez de consolas, pelo que foram estes dispositivos, sempre prontos a serem otimizados, que começaram a ser usados para a prática dos eSports, com a organização de equipas profissionais para jogar FIFA, Dota, ou Fortnitenum regime profissional, com apoio de patrocínios. 


Desportos eletrónicos 

Os eSports surgiram assim da possibilidade tecnológica de os jogadores poderem jogar vídeo jogos, competindo entre si em provas muito semelhantes às competições desportivas.

Efetivamente, a modalidade adquiriu tal impacto socioeconómico que ganhou contornos profissionais  a nível global e, em Portugal, são vários os campeonatos e eventos desenvolvidos pela a Federação Portuguesa de Desportos Eletrónicos. Sem dúvida, que um dos mais emblemáticos e importantes destes eventos é a Lisboa Games Week, que envolve gaming, eSports, cosplay & popculture, e que se realiza anualmente na FIL, em Lisboa.

Ora, se considerarmos a popularidade do fenómeno dos Esports e a rápida profissionalização dos seus praticantes, teremos a dimensão da proporção deste setor do entretenimento. Efetivamente, esta indústria é monumental e conta com enorme e constante investimento tecnológico para ir ao encontro das preferências dos jogadores. 

Poker

Pois bem, dada a popularidade do poker que sempre chamou e continua a chamar muitos jogadores e espetadores para jogar e acompanhar as suas provas, a disponibilização de poker  online bem como a organização online de eventos e torneios da sua variante mais popular, o poker Texas Hold’em, assim que a tecnologia o permitiu foi um passo muito natural para gáudio dos seus apreciadores, que, desse modo, passaram a poder a jogar poker de forma mais cómoda, a qualquer hora, inicialmente a partir dos seus PCs e depois a partir de tablets e smartphones.

Estes jogos e torneios online destinam-se tanto a jogadores desportivos como profissionais. De facto, no poker, graças a provas como European Poker Tour e a World Series of Poker e outras de prémios elevados, há muitas décadas que alguns jogadores também se profissionalizaram, pelo que a criação de provas como o World Championship of Online Poker, que oferece prémios tão avultados quanto a WSP veio possibilitar que os profissionais mais aclamados pudessem optar por jogar apenas online ou combinar a participação em provas físicas com provas online.

De qualquer das formas, seja para jogadores recreativos ou profissionais, a verdade é que nas plataformas onde é disponibilizado poker online têm lugar vários torneios semanais e diários adequados a diferentes tipos de jogadores: aqueles que querem apostar mais ou menos, ter mais ação, jogar jogos rápidos ou mais prolongados, nas variantes Hold’em e Omaha, com buy-ins acessíveis e prémios variados.

De facto, atualmente a tecnologia permite que os jogadores joguem entre si, competindo de forma amadora ou em grandes eventos. Este foi o resultado de um verdadeiro prodígio tecnológico que permite que possamos todos jogar os nossos jogos favoritos em rede, em qualquer dispositivo, hora ou lugar, contra amigos ou adversários, potenciando emoções e experiências. Ora, este é, sem dúvida, um benefício tecnológico verdadeiramente inquestionável.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE