Coimbra
Formações antecedem encontro internacional das indústrias criativas em Coimbra
O encontro internacional das indústrias criativas, que decorre em Coimbra no próximo mês de outubro, vai ser antecedido por uma dúzia de formações gratuitas, nas áreas da música, arte, tecnologia e educação, anunciou hoje a organização.
A 1.ª edição do MATE Europe – Música, Artes, Tecnologia e Educação vai decorrer em Coimbra, de 20 a 24 de outubro, contando com Espanha e Grécia como países parceiros.
“Entre os dias 10 e 20 de outubro, a cidade de Coimbra recebe 12 formações, ministradas por profissionais de reconhecido mérito nas suas áreas”, revelou em comunicado.
PUBLICIDADE
João Vaz Silva, produtor, Cláudia Batalhão, realizadora, Luísa Sequeira e Sama, realizadores, Márcio Laranjeira, da Lovers and Lollypops, Ana Rita Feijão, da One Level Up, e Luís Viegas da Ao Sul do Mundo, estão entre os formadores deste ‘Road Mate’, destinado a estudantes ou profissionais.
Abordará as temáticas da Comunicação; Contabilidade e Fiscalidade; Prática Musical Participativa; Gestão de Carreiras; Acessibilidades; Produção de eventos; Criação artística; Edição audiovisual; Edição e Distribuição Física e Digital; Música, Copyright e Tecnologia; e Produção artística e Agenciamento.
“Todas as formações têm a colaboração da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra”, que serão palco para “a partilha de conhecimentos e experiências, tornando o ambiente propício para a troca de ideias e para o desenvolvimento profissional dos formandos”.
Segundo a organização, o evento de quatro dias inclui ‘talks’, palestras, ‘pitching’, conferências, lançamento de livros, ‘workshops’, mentorias e concertos/showcases, em espaços como o Hub Criativo Lufapo, Museu Nacional de Machado de Castro, Convento São Francisco e Salão Brazil.
A iniciativa vai possibilitar a circulação entre diferentes espaços e zonas da cidade, desde a Alta à Baixa e Santa Clara. Nesta circulação será possível assistir a intervenções artísticas.
Cofinanciado pelo Programa Europa Criativa, com cerca de 200 mil euros, o MATE Europe é liderado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC), tendo como parceiros a Associação Cultural Sem Fins Lucrativos Jazz ao Centro Clube (com sede em Coimbra) e as empresas Nordesía (Santiago de Compostela, Galiza, Espanha) e Principal Pro (de Tessalónica, Grécia).
Related Images:
PUBLICIDADE