Desporto
Má qualidade da água cancela evento que era teste para os Jogos Olímpicos no Sena
A má qualidade da água no rio Sena em Paris, provocada por chuva torrencial, levou hoje ao cancelamento de um evento de natação que deveria ser um teste para os Jogos Olímpicos de 2024.
O evento da Taça do Mundo de Natação em Águas Abertas foi cancelado porque “a qualidade da água do Sena permaneceu abaixo dos padrões aceitáveis para salvaguardar a saúde dos nadadores”, disse hoje a Federação Francesa de Natação (FFN) num comunicado.
A qualidade da água fica abaixo dos padrões aceitáveis quando as chuvas provocam o transbordamento de resíduos não tratados para o Sena.
A capital francesa está a gastar muito em projetos de gestão da água que, segundo as autoridades, tornarão menos frequente a poluição causada pelas tempestades.
O presidente da World Aquatics, Husain al-Musallam, disse que a organização está “desapontada, mas a saúde dos atletas deve ser sempre a principal prioridade”.
“A World Aquatics continua entusiasmada com a perspetiva de provas olímpicas no centro da cidade para os melhores nadadores de águas abertas do mundo no próximo verão. No entanto, este fim de semana demonstrou que é absolutamente imperativo que sejam postos em prática planos de contingência robustos”, afirmou no comunicado.
O Sena é o local escolhido para a maratona de natação nos Jogos do próximo verão e da etapa de natação do triatlo olímpico e paraolímpico.
Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Paris e as autoridades da cidade afirmaram hoje numa declaração conjunta que “nas últimas semanas, a qualidade da água do Sena atingiu regularmente os níveis exigidos para a realização de competições no rio”.
A qualidade da água será monitorizada de perto nos próximos dias, na esperança de que os triatletas possam competir no Sena durante um evento de teste agendado para entre 17 e 20 de agosto.
“Até 2024, serão construídas novas infraestruturas para melhorar ainda mais o tratamento das águas pluviais, a fim de melhorar a qualidade da água”, acrescentaram.
Essas obras públicas incluem um reservatório subterrâneo gigante em Paris que armazenará o excesso de água durante as tempestades, para que não tenha de ser derramada sem tratamento no rio e possa ser tratada mais tarde.
As autoridades parisienses afirmam ainda que o calendário dos eventos olímpicos no rio pode ser ajustado no próximo ano, se a qualidade da água não permitir que se realizem nas datas originais.
Segundo o comunicado, as condições meteorológicas recentes foram “excecionais”, tendo a região de Paris registado as chuvas de verão mais intensas desde 1965.
Related Images:
PUBLICIDADE