Vamos

Receita da FICABEIRA em Arganil reverte para a construção de lar da APPACDM

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 26-07-2023

A receita da edição deste ano da FICABEIRA – Feira Industrial, Comercial e Agrícola da Beira Serra e Feira do Mont’Alto 2023, em Arganil, vai reverter para a construção de um lar residencial para pessoas com deficiência intelectual.

PUBLICIDADE

publicidade

​​​​​​​A informação foi avançada hoje pelo presidente daquela autarquia do interior do distrito de Coimbra na apresentação do evento, que vai decorrer no Parque Verde Urbano do Sub-Paço de Arganil, entre 06 e 10 de setembro.

PUBLICIDADE

Segundo Luís Paulo Costa, o acesso ao certame será pago e a receita reverte, na íntegra, para a construção da Casa dos Afetos da unidade local da Associação Portuguesa de Pais Amigos do Cidadão Doente Mental (APPACDM).

“O objetivo é vendermos 10 mil entradas gerais diárias, com preços diários dos bilhetes a variar entre os dois e os três euros, porque se o conseguirmos teremos um contributo muito significativo para este projeto da Casa dos Afetos”, referiu o autarca à agência Lusa.

O presidente da autarquia salientou que a FICABEIRA volta a ter entradas pagas este ano, depois de cerca de 20 anos em regime de livre-trânsito, “com o objetivo muito claro de apoiar na construção daquela estrutura”.​​​​​​​

“Seria uma vitória angariar 100 mil euros”, sublinhou Luís Paulo Costa.

O lar residencial para pessoas com deficiência intelectual, pensado há 15 anos, vai complementar o Centro de Atividades de Capacitação para inclusão da APPACDM de Coimbra, a funcionar em Arganil.

“Trata-se de uma valência que vai permitir fazer frente a uma realidade que vem ganhando cada vez mais expressão no território e que se prende com a falta de retaguarda familiar destes utentes, dado o avançar da idade dos progenitores ou demais cuidadores”, sublinhou.

De acordo com a Câmara, o forte envolvimento da comunidade e o empenho do município de Arganil permitiu reunir uma verba significativa, mas que fica aquém dos 1,1 milhões de euros necessários para as intervenções que permitem a sua concretização.

​​​​​​​Da candidatura ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES 3.0) resultou um incentivo financeiro de cerca de 570 mil euros, prevendo-se que a majoração de 20% aprovado pelo Governo venha a representar um acréscimo de 114 mil euros ao financiamento já aprovado, sendo o restante investimento da responsabilidade da instituição e da comunidade arganilense.​​​​​​​

A edição deste ano da FICABEIRA – Feira Industrial, Comercial e Agrícola da Beira Serra e Feira do Mont’Alto 2023 conta com um conjunto de espetáculos musicais, que inclui as atuações de Ivandro, Quim Roscas e Zé Estacionâncio, Tatanka com Ana Bacalhau, Carlão e Augusto Canário.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE