“O trabalho da cegonha”, “Nervos paralíticos”, “Viagem ao mundo dos sons” ou “Medicina Nuclear? Sim, obrigado!” são algumas das ações propostas pelo Exploratório – Centro de Ciência de Coimbra em parceria com diversas entidades da cidade ligadas à saúde e ao bem-estar no âmbito do programa Ciência Viva no Verão.
O programa de atividades começa hoje e decorre até ao próximo dia 15 de setembro. Este ano o Ciência Viva no Verão é organizado “em rede” pelos vários Centros de Ciência espalhados pelo país. Ao todo são mais de 100 entidades envolvidas num programa que oferece cerca de 1100 ações em todo o país. Coimbra conta com 35 atividades organizadas pelo Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra que, pela primeira vez, introduziu a temática saúde e bem-estar nas ações de ciência a levar ao público. Para tal foram realizadas diversas parcerias com entidades locais como o Centro Cirúrgico de Coimbra, o Serviço de Medicina Nuclear do Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra, o Centro de Química da UC, o Centro de Ecologia Funcional da UC e a Oficina de Psicologia.
PUBLICIDADE
Em conferência de imprensa esta manhã no Centro Cirúrgico de Coimbra, Paulo Trincão, diretor do Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra referiu que “Coimbra é uma cidade onde a saúde ocupa um papel de excelência, e é por isso primordial levar conhecimentos científicos desta temática à população”.
O diretor congratulou-se com as parcerias criadas com entidades locais nesta área, mas reforçou a “necessidade de alargar a rede de parceiros a outras que, neste primeiro Ciência Viva no Verão em Rede possam ter ficado de fora”.
Além da saúde, a oferta passa por ações como “As alergias ao microscópio”, “Caça às Torres Medievais”, ou “O Sol brilha todos os dias. A Terra treme de vez em quando” integradas em diferentes áreas científicas que vão da astronomia à biologia, geologia, engenharia, património e castelos.
As ações decorrem em diversos locais, em dias e horários distintos. Para participar o público deverá consultar as várias atividades e fazer a respetiva inscrição na página web www.cienciaviva.pt/veraocv/
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.