Coimbra

200 investigadores e artistas em literatura eletrónica vão reunir-se em Coimbra

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 11-07-2023

A conferência, exposição e festival da Organização de Literatura Eletrónica (ELO) de 2023 tem por título “Overcoming Divides: Electronic Literature and Social Change” e decorrerá em Coimbra, de 12 a 15 de julho, no Convento São Francisco.

A ELO 2023 é organizada pelo Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra (CLP) e pela Electronic Literature Organization (ELO), com apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Investigadores e artistas dedicarão a sua atenção ao desmantelamento de barreiras económicas, políticas, linguísticas e culturais, com ênfase na relação entre arte e sociedade, bem como no potencial subversivo da literatura eletrónica. Arte e literatura respondem compulsivamente a transformações sociopolíticas. Respondendo direta ou indiretamente a causas sociais e a processos de mudança, escritores e artistas são interpelados por problemas locais ou globais, tais como alterações climáticas, crises económicas, conflitos militares e políticas governamentais coercivas. As práticas da literatura eletrónica, cuja reconfiguração constante está profundamente ligada aos avanços tecnológicos, não são exceção a esse padrão. Recorrendo a software para interrogar criativamente a datificação da realidade e da linguagem, a literatura eletrónica tematiza problemas ambientais e denuncia regimes opressivos. Experimentais e introspetivas, as obras literárias digitais exploram as tecnologias emergentes e desafiam perspetivas normativas sobre literatura e arte.

PUBLICIDADE

A ELO 2023 mostrará a estreita afinidade dos diversos géneros de literatura eletrónica com a computação, mas também a sua abordagem crítica às tecnologias digitais através do compromisso social e da postura política. Numa altura em que os muros voltam a erguer-se, esta conferência examina o papel da literatura eletrónica no desmantelamento de novas e velhas barreiras entre pessoas.

A ELO 2023 decorrerá no Convento São Francisco, com extensões no Exploratório-Centro de Ciência Viva de Coimbra e no Teatro Académico de Gil Vicente. Combinando um programa académico com um programa artístico de exposições e performances, a ELO 2023 dá a conhecer a diversidade de práticas literárias digitais contemporâneas, bem como a reflexão teórica feita por investigadores e artistas sobre a sociedade, a cultura e a arte algorítmicas. Participarão na ELO cerca de 200 investigadores e artistas, que representam cinco dezenas de países de todos os continentes.

A participação no programa académico requer pagamento de inscrição, que pode ser realizado aqui. As exposições e performances são de acesso aberto ao público.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE