Região
O “grau de destruição é elevado”. Chamas consomem armazéns em Tentúgal
Três armazéns foram atingidos por um incêndio na tarde desta terça-feira, 4 de julho, em Tentúgal, no concelho de Montemor-o-Velho, contou Joaquim Carraco, comandante dos bombeiros.
O fogo teve início, por volta das 15:00, no armazém com material de jardinagem e ferramentas florestais, Moto S.S., que ficou “totalmente tomado pelas chamas”.
O espaço da empresa EuroBorne II foi o segundo armazém a ser afetado. Nas duas estruturas, “o grau de destruição é elevado” e “o terceiro [armazém] devido ao calor a que esteve sujeito” e “à água, tem também alguns danos”, refere Joaquim Carraco.
Notícias de Coimbra conversou com um colaborador da segunda estrutura atingida pelas chamas, que continha material elétrico e de canalização, e que explicou o que viu, uma vez que foi das primeiras pessoas a chegar: “Fui eu que liguei para os bombeiros. Comecei a ver o fumo a sair e fui lá. Estava um funcionário, que por sinal é irmão do gerente da empresa, a tentar apagar o fogo. Fui lá apoiá-lo, tirei a camisola e tudo, mas já nada havia a fazer. Estava tudo tomado pelas chamas”.
De acordo com o responsável dos bombeiros de Montemor, os meios quando chegaram encontraram “um edifício empresarial industrial já totalmente tomado pelas chamas e com propagação a outro” espaço.
Uma das preocupações dos operacionais foi “proteger a exposição do terceiro armazém” de equipamentos industriais, EQ STEAM.
O comandante conta que três homens, com idades entre os 30 e os 60 anos, sofreram ferimentos. Duas das vítimas foram encaminhadas para os Hospitais da Universidade de Coimbra e tratam-se de “pai e filho que gerem a empresa onde o fogo deflagrou” que “devido ao stress e à inalação de fumo”, por precaução, foram para a unidade hospitalar, explica Henrique Araújo da Proteção Civil Municipal.
Cerca de 50 meios das corporações de Soure, Mealhada, Brasfemes e Coimbra apoiaram os bombeiros locais no combate às chamas, bem como o INEM, a Cruz Vermelha, a Proteção Civil Municipal e a GNR que, para além de registar a ocorrência e orientar o trânsito, dado que esteve cortado enquanto decorriam as operações, irá investigar as causas do incêndio.
O fogo ficou dominado por volta das 16:30.
O alerta foi dado para a Estrada Nacional 111, no sentido Montemor- Coimbra.
Veja o vídeo do NDC da entrevista com o comandante dos bombeiros, Joaquim Carraco:
Veja o vídeo do NDC:
Veja o vídeo do NDC:
Veja o vídeo do NDC:
Related Images:
PUBLICIDADE