Vamos
Diz que são rosas, senhor, são rosas (mas é um gelado artesanal)
No dia 4 de Julho, dia da cidade de Coimbra e da Raínha Santa Isabel, a COSÌ lança um novo gelado que promete surpreender, feito com pétalas de rosas!
Não poderia vir mais a propósito esta nova criação do Mestre Gelateiro Pedro Baptista, Mestre Pedro como gosta de ser conhecido, e que a dedica mesmo à padroeira da cidade de Coimbra, Rainha Santa Isabel.
PUBLICIDADE
Um gelado de rosas era um desejo antigo do Pedro que até já o tinha tentado fazer com rosas desidratadas, mas que ficou longe do que pretendia. “ não tinha alma” diz o Meste. Até que no início de Maio, uma empreendedora lhe enviou uma mensagem para o Instagram: “
Olá, vivo numa aldeia aqui ao lado e produzo rosas aromáticas antigas. Com elas já fiz compotas, geleias, água de rosas e xarope. Gostariam de fazer gelado de rosas com um produto sustentável, biológico e certificado em protecção integrada?…” Foi logo no dia seguinte que a Anabela foi à COSÌ com um pequeno tabuleiro com rosas frescas acabadas de colher.
“Quando as cheirei, percebi que era disto que precisava para o meu gelado de rosas. E a produtora das rosas foi mesmo a primeira pessoa a provar depois do mestre, uns dias depois, já que o processo que o gelateiro teve que desenvolver para passar para o gelado aquele perfume “incrível”, foi demorado e não correu bem à primeira. A dona do “O Regaço”, confessa que ficou maravilhada com o gelado, e isso foi para o Pedro o maior elogio que poderia pedir.
Ao longo dos 4 anos que já conta esta pequena gelataria no charmoso Quebra Costas, o Mestre Pedro tem criado gelados da mais alta qualidade muitas vezes com ingredientes inesperados e pouco comuns em gelataria. Frutas, ervas, plantas, especiarias e flores são ingredientes que inspiram constantemente a criatividade deste Engenheiro que deixou uma carreira dedicada à construção de estradas em países remotos, pela paixão que tem em criar, fazer e servir gelados que não usam quaiquer aromas ou corantes artificiais. “São os ingredientes e a sua alma que muitas vezes me dizem por onde devo ir para chegar ao sabor que imaginei e que quero fazer.
Os gelados são feitos à vista dos clientes, e nos meses de verão é difícil ir à COSÌ e não ver gelado fresco a sair da máquina. “Estamos sempre a produzir, muitas vezes pela noite dentro”.
No menu da COSÌ por onde já passaram mais de 150 sabores diferentes, além dos clássicos como Pistácio da Sícilia, Avelã, Chocolate Negro, Giaunduia, Baunilha, Morango, Limão, etc, há sempre sabores inusitados e muito originais e já são mais de meia centena os sabores especiais com a sua assinatura criativa do Mestre: Hisbisco & Gengibre, Café & Cardamomo preto, Pêra Rocha & Jasmim, Laranja, Lima & alecrim, Flor de Sabugueiro, Sálvia. A lista é extensa e “estes sabores mais estranhos são sempre um sucesso, pois as pessoas adoram coisas novas e diferentes.
Alguns começam por ser edições limitadas e depois vão ficando no menu, pois os clientes assim pedem. Já este ano lançou um sorvete dedicado a Santo António feito com ingredientes relacionados com vida deste Santo Popular que viveu em Coimbra: Laranja, nozes, alfazema e azeite. Tem sido incrível a curiosidade e a aceitação que as pessoas têm mostrado por este sabor em concreto, que tem uma história fascinante e uma parceria com os Caminhos de Santo António, que desafiaram o Mestre gelateiro à criação deste gelado único no mundo.
No dia 4 de Julho além de poder apreciar este gelado de rosas, de edição limitada (à disponibilidade das flores), pode ainda conhecer na Gelataria COSÌ os produtos de excelência do “O regaço”que a Anabela faz, pois ela vai lá estar com o Pedro para os apresentar a quem os visitar. Como se isto não bastasse, o gelado “Creme de Rosas” vai estar disponível em duas versões, uma de rosas lilases e outra de rosas brancas. !
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE