Região
Capitania da Figueira da Foz alerta banhistas para comportamentos de segurança
A época balnear, durante o mês de junho, iniciou-se nos 5 concelhos onde a Capitania do Porto da Figueira da Foz exerce as suas competências, como é o caso de Mira, Figueira da Foz, Cantanhede, Pombal e Leiria.
Atualmente, estas praias deverão ter as zonas de apoio balnear devidamente caraterizadas, equipadas e preparadas para garantir a fruição desses espaços pelos utentes, de acordo com o ordenamento previsto e com a garantia das condições de segurança, observando, em geral, a legislação enquadradora da assistência a banhistas que atribui essa responsabilidade aos municípios ou concessionários de praia e, em particular, o normativo constante do respetivo Edital de Praia, emitido pela Capitania do Porto.
PUBLICIDADE
Verifica-se, no entanto, que algumas zonas de apoio balnear das praias referidas, ainda não dispõem da presença de nadadores-salvadores e dos respetivos equipamentos previstos para a prestação da assistência a banhistas, facto que se verifica, com maior incidência, nas extensas praias pertencentes ao concelho da Figueira da Foz.
Julho é tipicamente um mês de maior afluência às praias, pela presença de meteorologia mais convidativa e coincidência com os períodos de férias dos portugueses e outros veraneantes.
Neste sentido, importa reiterar a importância para que todos os que frequentam as zonas balneares, procurem as que se encontram vigiadas por nadadores-salvadores e adotem, simultaneamente, outros comportamentos que promovam a segurança balnear.
Para tal a Capitania do Porto da Figueira da Foz reuniu 7 tipos de comportamento, como “respeitar as indicações dos nadadores-salvadores e a sinalização das praias” e ao tomar banho, escolher as zonas sinalizadas pelos nadadores-salvadores, através de duas bandeiras.
Nadar paralelamente à costa, em zona onde tenha pé, evitando correntes e outras zonas perigosas é outro conselho, bem como “manter, permanentemente, a vigilância às crianças e a outras pessoas com menor autonomia”, explica.
Hidratar, tomar refeições ligeiras e respeitar os períodos de digestão e ainda evitar os períodos de maior exposição solar, normalmente entre as 11:00 e as
17:00. Por fim, em caso de emergência contactar o nadador-salvador ou 112.
Related Images:
PUBLICIDADE