Coimbra
Colóquio Nacional sobre Humanização Digital na Saúde e no Cuidado do Idoso vai acontecer em Coimbra
O CASPAE, IPSS de Coimbra, em parceria com a OneCare e com o apoio do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), está a organizar o I Colóquio Nacional sobre Humanização Digital na Saúde e no Cuidado do Idoso, a acontecer no dia 26 de junho de 2023, das 14:00 às 17:00, no Auditório do ISEC, em Coimbra.
Este colóquio tem como objetivo principal promover a reflexão sobre os cuidados de saúde e bem-estar do idoso na era digital. O evento reunirá profissionais, académicos e especialistas para a partilha de conhecimentos, experiências e as boas práticas, em torno de dois painéis: “Desafios do séc. XXI na saúde e no envelhecimento” e “Potencialidades, constrangimentos e desafios futuros”.
PUBLICIDADE
No evento serão, ainda, apresentados os resultados do projeto QuintAAL, promovido pelo CASPAE, em parceria com o Centro Sociocultural e Polivalente de S. Martinho, o Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Almalaguês e Centro de Apoio Social de Souselas, no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, cofinanciado pela União Europeia. Trata-se de um projeto que apoiou mais de 200 idosos do concelho de Coimbra no combate ao isolamento social, atuando na melhoria da qualidade de vida dos beneficiários e comunidade com recurso à tecnologia.
Este projeto teve como investidores sociais, nomeadamente a Cleanwatts Digital S.A e a Bluepharma, empresas que acreditam que a colaboração intersectorial pode gerar grandes mudanças. Contou ainda com o apoio de outras organizações, como a PSP de Coimbra, a ESEnfC, ISEC e junta de freguesia de Sto. António dos Olivais, entre outros.
Desde maio de 2020, este o projeto QuintAAL desenvolveu ações de capacitação da população idosa e ações de promoção da socialização, assim como a utilização das soluções tecnológicas da OneCare, que apoiaram nas necessidades básicas de segurança e saúde, promovendo, também, a estimulação cognitiva dos beneficiários. Para Emília Bigotte de Almeida, presidente da direção do CASPAE, entidade gestora e promotora deste projeto, “o QuintAAL foi uma primeira experiência de grande sucesso. Ele surgiu num momento em que a tecnologia foi imposta aos serviços e cuidados ao idoso, devido à pandemia, mas pode afirmar-se hoje como uma solução a considerar-se de forma permanente, dado os impactos alcançados ao nível dos benefícios para a qualidade de vida dos beneficiários”.
Durante o colóquio, serão abordados temas como inovação no cuidado para a saúde e bem-estar na população idosa, direito sem preconceito e a potencialidade da aliança entre a tecnologia e o serviço de apoio ao idoso, entre outros tópicos relevantes. A moderação estará ao cargo de Dina Soeiro, docente na ESEC e membro da Comissão Diretiva da Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente (APCEP) e membro da direção da European Association for the Education of Adults.
Com sessão de abertura conta com a participação da vereadora da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Cortez Vaz, o presidente do ISEC, Mário Velindro, e a presidente da direção do CASPAE, Emília Bigotte de Almeida. Os dois painéis de oradores incluem nomes como, João Apóstolo (ESEnfC), Filomena Girão (F@F Advogados), Pedro Amaro (ISEC), Manuel Eanes (NOS), Sérgio Paulo (Evollu) e Maria Isolina (Bluepharma), que, no âmbito da responsabilidade social, tem procurado contribuir e apoiar iniciativas nas áreas da educação, cultura, apoio social e proteção ambiental. Para a sessão de encerramento está confirmada a presença de Alexandra Neves da EMPIS-Portugal Inovação Social.
Para Sofia Madureira, coordenadora do projeto QuintAAL e membro da organização deste colóquio, “a humanização digital na saúde e no cuidado do idoso é um desafio crucial na nossa sociedade, em constante evolução. Esperamos que este I Colóquio Nacional sobre Humanização Digital na Saúde e no Cuidado do Idoso venha abrir portas a uma reflexão colaborativa e enriquecedora sobre o tema”.
As inscrições para o I Colóquio Nacional sobre Humanização Digital na Saúde e no Cuidado do Idoso estão abertas.
A entrada é livre, podendo os interessados inscrever-se através do site do CASPAE ou encontrar o acesso nas redes sociais do CASPAE e da OneCare.
Para mais informações sobre este colóquio aceda aqui.
Related Images:
PUBLICIDADE