Cidade
Águas de Coimbra avança com reabilitação de condutas antigas no centro da cidade
A Empresa Municipal Águas de Coimbra consignou ontem uma obra fundamental, no âmbito da ação de reabilitação de infraestruturas antigas que tem realizado. Trata-se da reabilitação de condutas antigas no centro da cidade, nomeadamente a conduta que abastece o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
Esta empreitada, que exige um investimento de 390.190.87€ (mais IVA), servirá para reabilitar infraestruturas muito antigas e prevenir futuros problemas que normalmente decorrem nestas condutas mais obsoletas, como sejam as roturas e a diminuição da qualidade da água. Aos primeiros sinais de desgaste destas condutas, a Empresa Municipal decidiu proceder a uma intervenção de fundo, em tempo útil, antecipando o aparecimento dos problemas que decorrem da antiguidade dos materiais.
PUBLICIDADE
O plano de obras prevê que a intervenção comece de imediato e que tenha várias frentes, localizadas nos seguintes arruamentos:
ü Rua Doutor Henriques Seco, rua Augusto Rocha, largo da Cruz de Celas, alameda Armando Gonçalves e praceta Carlos da Mota Pinto;
ü Rua de Montarroio;
ü Rua de Coimbra (ex-EN1) – Fornos – condutas sobre passagem superior sobre a linha do norte;
ü Rua Capitão Pereirinha – Alto dos Barreiros;
ü Estrada Principal da Corrente – Coselhas;
ü Prolongamento da rua Octaviano Sá (atravessando a ladeira da Santiva) até à rua Armando Pinto Bastos;
ü Rua Humberto Cruz – Fonte da Cheira;
ü Rua Ribeiro Sanches – Fonte da Cheira;
ü Rua Nova do Casal dos Vagares;
ü Rua Saragoça – Vale da Luz;
ü Rua Cidade Cambridge – Bairro do Ingote;
ü Rua das Parreiras e avenida Inês de Castro – Santa Clara;
ü Rua José Soares – Larçã;
ü Rua Afrânio Peixoto;
ü Travessa Dom Afonso;
ü Rua Joaquim Carvalho – Santa Apolónia;
ü Travessa Martins de Carvalho.
À semelhança do que sucede com intervenções desta natureza – sobretudo quando, como neste caso acontece, decorrem no coração da cidade -, poderá haver constrangimentos ao nível do trânsito e da circulação de pessoas nestas zonas específicas. Ao longo da empreitada, a AC tomará todas as diligências normais e habituais nesta matéria, no sentido de minimizar o impacto negativo que daí possa decorrer, nomeadamente ao nível da sinalização e da informação permanente que vai sendo divulgada através dos editais, dos meios de comunicação social locais, das comunicações afixadas nas zonas residenciais e serviços e das páginas web e de facebook institucionais.
Números da empreitada:
390.190.87€ de investimento (mais IVA);
1.640 m de condutas reabilitadas com abertura de vala;
1.889 m de condutas remodeladas pela técnica de pipe bursting (não obriga a rasgar o pavimento em toda a extensão da intervenção);
102 ramais de abastecimento de água;
8.000 m2 de área que será repavimentada.
Related Images:
PUBLICIDADE