Saúde
Diga adeus às cotonetes. Temos o método mais indicado para limpar os ouvidos
Se procura limpar as orelhas de forma eficaz e segura, esqueça as cotonetes. Em vez disso, os otorrinolaringologistas recomendam este método simples para limpar os ouvidos.
Antes da explicação, saiba que os cotonetes não são adequados para limpar as orelhas. E por um bom motivo: podem causar irritação, empurrar a cera ou até lesões no tímpano.
Aconselhado pelo médico Jean-Michel Klein, otorrinolaringologista e presidente do Conselho Profissional Nacional de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico-Facial, comece por limpar a entrada do canal auditivo. Para fazer isso, use uma cureta, “uma ferramenta com ponta arredondada que se assemelha a uma pequena colher, […] é usada para remover e recuperar a cera do ouvido”, lê-se num artigo do Informe Brasil.
Mas “cuidado para não ir muito fundo e não fazer movimentos bruscos ao introduzir a ferramenta no ouvido, pois isso pode danificar o tímpano ou a pele”, alerta o especialista.
Limpe a parte externa da orelha, basta um lenço húmido. Realize movimentos simples e delicados de dentro para fora para remover a pele morta e as impurezas.
Se a água entrar no ouvido durante o banho, limpe suavemente a entrada do canal auditivo com uma toalha limpa ou um lenço seco. Jean-Michel Klein aconselha que “durante as férias de verão, no mar ou na piscina, o canal auditivo tende a ficar mais húmido. Deve lembrar-se de secar as orelhas depois de nadar com um secador de cabelo em baixa potência para não se queimar”.
É necessário limpar a entrada das orelhas “a cada 10 a 15 dias, no máximo, não mais”, menciona o profissional.
Related Images:
PUBLICIDADE