Coimbra
Comunidades Estrangeiras de Oliveira do Hospital preocupadas com destruição da floresta
O alastramento desordenado da plantação de eucaliptos no concelho de Oliveira do Hospital foi uma das preocupações manifestadas pelos participantes no IV Fórum das Comunidades realizado hoje, 30 de junho, no âmbito do projeto “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality”.
Dedicado ao tema “Cidadania” o encontro, que integrou a programação da V Iniciativa Competências para o Desenvolvimento, reuniu vários residentes no concelho de Oliveira do Hospital, de diferentes nacionalidades. Aqui têm apostado em turismo residencial e instalação de unidades de alojamento turísticas por considerarem este território um verdadeiro “paraíso ambiental”, rico em biodiversidade, sendo que agora assistem preocupados a este risco de destruição da paisagem, da floresta e dos rios por via de um decreto-lei de 2013 que facilita a plantação de eucaliptos.
Uma questão que muito preocupa também a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital que tem vindo a diligenciar ações junto do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), responsável pela aprovação dos projetos de arborização e rearborização, com quem já reuniu denunciando todas as situações conhecidas, aguardando alterações às más práticas que foram denunciadas e mais cuidados na aprovação de projetos de reflorestação.
PUBLICIDADE
Dedicado à recolha de propostas e contributos para o projeto “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality”, no IV Fórum das Comunidades foram abordadas várias temas de interesse para os membros das comunidades residentes no concelho de Oliveira do Hospital, nomeadamente questões relacionadas com a propriedade e a implementação do cadastro predial, sendo que a ordem de trabalhos terá continuidade no próximo dia 7 de junho.
Os participantes mais jovens pediram informação sobre o início do novo ano letivo e as atividades associadas à ocupação dos tempos livres e atividades lúdicas para as crianças e adolescentes. Foi também realizado um balanço das atividades do projeto “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality” o qual, desde 2013, tem vindo a contribuir “para que cada um de vós se possa integrar melhor na nossa comunidade”, como referiu na abertura do encontro o vice-presidente da autarquia, José Francisco Rolo.
Pioneiro nos objetivos que preconiza e como é concretizado, “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality” tem obtido o reconhecimento público por parte de diferentes organismos nacionais e tem sido apresentado como modelo de boas práticas no acolhimento e acompanhamento de pessoas de outras nacionalidades que escolhem o concelho para residir. “Têm sido vários os municípios que nos têm contactado para explicarmos como fizemos para que este espaço de encontro aconteça e funcione de forma útil”, referiu José Francisco Rolo.
Afirmar Oliveira do Hospital como um concelho amigo das comunidades estrangeiras e como um espaço de tolerância e multiculturalidade é um dos objetivos deste projeto – “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality” – que o Município candidatou ao galardão “Prémios Município do Ano Portugal 2015” promovido pela Universidade do Minho (Braga). Neste momento, Oliveira do Hospital é um dos 36 municípios finalistas.
Related Images:
PUBLICIDADE