Vamos

Figueira da Foz tem uma exposição inclusiva e gratuita que debate a aproximação da cidade ao mar

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 14-06-2023

O Município da Figueira da Foz assinou, esta quarta-feira, 14 de junho, no Meeting Point, na Praceta Ledesma Criado, um protocolo com o Centro Cultural de Belém, relativo à exposição “O Mar é a nossa Terra”, que foi inaugurada de seguida. 

PUBLICIDADE

publicidade

Esta mostra pretende contribuir para uma nova cultura de transformar o mundo e é a primeira exposição, promovida pela autarquia, totalmente acessível e inclusiva, reunindo um conjunto de ferramentas no âmbito das práticas de inclusão, como: língua gestual, escrita com símbolos, folheto em escrita simplificada, experiências sensoriais, escrita em braille e audioguia.

PUBLICIDADE

A sessão contou com intervenções de Pedro Santana Lopes, presidente da Câmara Municipal, de Madalena Reis, vogal do Conselho de Administração da Fundação Centro Cultural de Belém e de Miguel Ferreira, um dos curadores da mostra, que destacaram a importância desta exposição que abre o pensamento e o debate da aproximação da cidade ao mar e da recuperação da identidade própria de um território intimamente ligado ao mar.

Trata-se de uma mostra que cartografa e apresenta as contradições existentes entre a terra e o mar, sob a perspetiva da arquitetura, do ordenamento do território e da construção da paisagem, matéria tão relevante para a sociedade por ser objeto de atenção de um conjunto de arquitetos que tem desafiado os limites convencionais da disciplina.

Tendo como ponto de partida as contradições físicas e a cultura popular da praia da Figueira da Foz, a exposição percorre um conjunto de experiências de pensamento, desenho e configuração das linhas de costa e da sua relação com a densa dimensão do oceano.

Com curadoria dos arquitetos Miguel Figueira e André Tavares, foi concebida e apresentada em 2020 na Garagem Sul do Centro Cultural de Belém, em Lisboa e agora está patente na Figueira da Foz, dividindo-se entre o Meeting Point e o Núcleo Museológico do Mar, em Buarcos, com entrada gratuita.

Veja a fotogaleria:

Veja os vídeos:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE