Desporto
Portuguesa Rochele Nunes “descobre” ouro no Tajiquistão
Rochele Nunes conquistou a Medalha de Ouro no último dia do Grand Prix Dushanbe 2023 que se cumpriu este domingo, 4 de junho, na capital do Tajiquistão. Numa altura decisiva da qualificação olímpica, os Melhores Judocas do Mundo competiram entre si, num total de 315 Atletas (140 Femininas e 175 Masculinos) em representação de 40 Países.
O último dia do evento foi dedicado às categorias mais pesadas, nomeadamente, -78 kg e +78 kg femininas e -90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas, com 1 Atleta a encerrar a participação portuguesa:
Após dois meses de paragem devido a lesão, Rochele Nunes (+78 kg) regressou ao Circuito Mundial e somou a primeira vitória na ronda inaugural, eliminando a jovem Christi-Rose Pretorius (120ª, Prata na Taça da Europa de Juniores – Coimbra 2023), do Zimbabué, por ‘wazari’. Nos quartos-de-final, derrotou a russa (sob bandeira neutra) Daria Vladimirova (70ª), voltando a pontuar ‘wazari’ no minuto inicial e gerindo a vantagem até ao final do combate. Garantiu a presença na final ao ultrapassar Kinga Wolszczak (42ª), após a polaca somar o terceiro ‘shido’ a cerca de um minuto do fim. No seu derradeiro combate, enfrentou a alemã Samira Bouizgarne (60ª, Campeã Europeia Sub-23 em 2019). Rochele Nunes dominou, pontuando ‘wazari’ e controlando o confronto até ao final dos 4 minutos, conquistando a Medalha de Ouro.
Recordamos que a Seleção Portuguesa presente em Dushanbe foi composta por 4 Judocas – Joana Diogo (-52 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg) e Anri Egutidze (-81 kg), com todos a conseguirem destacarem-se e alcançar resultados de relevo:
Anri Egutidze conquistou a Medalha de Bronze no segundo dia da competição. No dia inaugural, Joana Diogo (-52 kg) marcou presença no Bloco de Finais, onde alcançou um honroso 5º lugar e na categoria -60 kg, Rodrigo Lopes terminou na 7ª posição.
Related Images:
PUBLICIDADE