Coimbra
60 profissionais das cinco ARS frequentaram formação na Escola Superior de Enfermagem
Foram 60 os profissionais pertencentes a equipas de saúde locais de norte a sul do país, entre enfermeiros, psicólogos, médicos e assistentes sociais, que estiveram, durante três dias (de 15 a 17 de junho), na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), a receber formação no âmbito do programa de prevenção do suicídio em meio escolar “+ Contigo”.
A “promoção da saúde mental” e “os comportamentos suicidários e adolescência”, numa ótica de prevenção de comportamentos de risco, foram os principais temas da formação frequentada por estes profissionais das cinco administrações regionais de Saúde (ARS) do país – Centro, Algarve, Alentejo, Norte e Lisboa e Vale do Tejo.
PUBLICIDADE
Estes colaboradores do programa “+ Contigo” vão, agora, poder reforçar as ações de sensibilização no país, estendendo-as a praticamente todo o território nacional.
Da responsabilidade da ESEnfC e da Administração Regional de Saúde do Centro, o “+ Contigo”, que foi criado no âmbito de um curso de especialidade em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, trabalha aspetos como o estigma em saúde mental, o autoconceito e a capacidade de resolução de problemas, devidamente enquadrados na fase da adolescência.
A população-alvo deste programa é constituída por alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.
O curso foi financiado pela Direção-Geral da Saúde, que apoia o programa “+ Contigo” e que o inseriu no conjunto de medidas do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio.
Related Images:
PUBLICIDADE